Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Segunda morte por dengue é confirmada em Sorocaba

A vítima é um homem de 33 anos, conforme informado pela Prefeitura

25 de Maio de 2023 às 19:04
Wilma Antunes [email protected]
Aedes aegypti, o pernilongo responsável pela transmissão da Dengue
Aedes aegypti, o pernilongo responsável pela transmissão da Dengue (Crédito: AFP)

Sorocaba registrou, nesta quinta-feira (25), a segunda morte por dengue deste ano, de acordo com informações da Prefeitura. A vítima foi um homem de 33 anos. Até o momento, a cidade contabiliza 3.662 casos de contaminação pela doença. As áreas mais afetadas, conforme informado pelo Executivo, estão localizadas na zona norte e zona oeste.

Por outro lado, Votorantim, que declarou situação de emergência devido à proliferação do mosquito Aedes aegypti em fevereiro, apresentou melhora na Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Ambas as cidades agora registram dois óbitos cada. Em Sorocaba, a primeira morte foi confirmada em 13 de abril, uma mulher de 59 anos foi a vítima. As duas mortes em Votorantim foram confirmadas no mesmo dia, sendo duas mulheres, de 58 e 83 anos.

O governo de Sorocaba destaca que as ações de prevenção e combate à dengue são realizadas de forma contínua na cidade. Entre as medidas adotadas estão as visitas domiciliares, que já somam 128.497 só neste ano. Além disso, foram removidos preventivamente um total de 362.630 quilos de materiais inservíveis.

Em relação à ADL de Votorantim, o último relatório apresenta um índice de 3,83. Em janeiro, esse número era de 6,49, conforme dados do Centro de Controle de Zoonoses. Em fevereiro, a cidade chegou a declarar situação de emergência devido à epidemia. O novo índice é consideravelmente menor em comparação ao mesmo período do ano passado, que registrou 8,32 em abril de 2022.

A Prefeitura de Votorantim informou que também realiza ações de combate ao Aedes aegypti. Segundo a Secretaria da Saúde, os profissionais da Zoonoses visitaram 600 residências em diversos bairros da cidade, encontrando larvas do mosquito transmissor da dengue em 26 imóveis.

Entre 1º de janeiro e 24 de maio, foram registrados 2.643 casos positivos de dengue, totalizando 6.360 notificações. “A diminuição do índice ADL tem relação com o clima, mais seco e frio, e o trabalho contínuo feito pela Prefeitura de Votorantim. A Secretaria de Saúde prossegue com as ações de bloqueio, controle de criadouros e de nebulização. A Secretaria de Serviços Públicos também auxilia com a limpeza de áreas públicas com o objetivo de evitar possíveis focos de transmissão”, ressaltou a administração. (Wilma Antunes)

 


Galeria

Confira a galeria de fotos