Sorocaba
Entidades buscam soluções para recuperar o Centro de Sorocaba
O objetivo do grupo é levantar demandas em comum nas áreas de infraestrutura e segurança
Representantes de entidades da sociedade civil organizada de Sorocaba se reuniram na segunda-feira (22) para buscar soluções para o Centro da cidade. O objetivo do grupo é levantar demandas em comum nas áreas de infraestrutura e segurança, a fim de resgatar a região central como importante polo econômico, cultural e habitacional.
A convite da Associação Comercial de Sorocaba, participaram do encontro a Associação dos Rotarianos de Sorocaba; Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais; Athon Ensino Superior; Câmara Municipal; Centro de Integração Empresa-Escola; Clube 28 de Setembro; Conselho Maçônico de Sorocaba; Conseg Centro-Sul; Sincomercio Sorocaba; Sindcomerciarios e Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares de Sorocaba.
“Temos buscado incessantemente trazer mais segurança. Visitamos todas as polícias, a Secretaria de Segurança Pública, estamos tendo bastante apoio, mas ainda falta muito para que o Centro se torne de novo atraente. Nós acreditamos na força da união em prol da comunidade. A ideia é buscar soluções para problemas antigos”, disse Hygor Duarte, presidente da Associação Comercial.
Alguns dos problemas apontados pelas entidades são a pouca iluminação, que favorece a criminalidade; o trecho entre as ruas Francisco Scarpa e Padre Luiz, que se tornou ponto de tráfico de drogas (mesmo problema observado na região da Praça da Bandeira); furtos frequentes em lojas na rua da Penha; falta de higiene e presença de ambulantes sem credenciamento nas ruas do Centro, como Braguinha, Barão do Rio Branco, Benedito Pires e a lateral do Mercado Municipal.
“Entre as situações discutidas estão o baixo efetivo da Polícia Militar na cidade e possibilidades de busca de financiamento internacional para projetos de revitalização do Centro”, disse o vereador Ítalo Moreira (PSC), representante do Legislativo. O grupo vai realizar reuniões mensais. As reivindicações do grupo serão documentadas e formarão um manifesto em conjunto a ser entregue ao Poder Público. (Da Redação)