Poder Legislativo
Vereadores apostam em temas da saúde, educação e cargos públicos
Material escolar na rede pública de ensino e educação moral e cívica são destaque no Legislativo
Falta de material didático nas escolas municipais, retorno das aulas de educação cívico e moral, déficit de servidores no Legislativo, fila de espera para cirurgia de hérnia e atendimento pediátrico são alguns dos principais requerimentos feitos pelos vereadores de Sorocaba nesta semana. O Cruzeiro do Sul selecionou cinco temas mais relevantes abordados pelos parlamentares.
Cadê o material escolar?
O vereador Péricles Régis (Podemos) solicitou ao Executivo informações sobre os materiais didáticos que estavam previstos para serem entregues aos alunos da rede municipal. Ele questiona quais materiais foram efetivamente fornecidos, quais não foram entregues e qual o motivo. Ele questionou sobre a previsão da entrega dos materiais faltantes, se há escolas enfrentando problemas de escassez de material didático e se existe algum critério para determinar quais unidades serão atendidas quando o fornecimento não é suficiente.
Educação moral e cívica
Dylan Dantas (PSC) pediu à Secretaria da Educação a volta das aulas de educação moral e cívica nas escolas municipais. Ele destaca que essa disciplina pode desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de valores éticos e morais nos alunos, bem como na promoção da cidadania, conscientização política e no ensino da história, cultura e tradições do País, para que eles possam adquirir “senso de identidade nacional”.
Cargos vagos
Fernanda Garcia (Psol) apresentou um requerimento questionando o presidente Cláudio Sorocaba (PL) a respeito do número de cargos vagos na Câmara. Ela ressaltou que, ao contrário do site da Prefeitura, o portal da Câmara não possui uma seção específica para visualizar o quadro de cargos e funções atuais e extintos e solicitou uma cópia da tabela contendo os cargos vagos, especificando o nome do cargo, a situação atual, os números de vagas criadas por lei, de vagas ocupadas e as disponíveis para cada cargo.
Cirurgias de hérnia
Cristiano Passos (Republicanos) destacou a falta de cirurgias de hérnias e de informações sobre a realização do procedimento. Ele questiona a Prefeitura sobre a disponibilidade da cirurgia no município, bem como a quantidade de pessoas aguardando na fila de espera e o prazo previsto para o atendimento delas.
Pediatra no bairro
Ítalo Moreira (PSC) solicitou informações ao Executivo referente ao programa Pediatra no bairro, questionando quantos médicos estão envolvidos no programa, incluindo detalhes como matrícula, carga horária e custo mensal de cada profissional. Além disso, ele deseja saber a quantidade de consultas médicas com pediatras realizadas na rede municipal de saúde nos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023 e informações atualizadas sobre o número de médicos pediatras disponíveis na rede. (Wilma Antunes)