Sorocaba
Fila para tratamento de câncer diminui 88% em 18 meses
Governo atribui esses números à expansão de vagas oferecidas pelo AME de Itapetininga e Santa Casa de Sorocaba
Nos últimos 18 meses, a fila para atendimento oncológico na região de Sorocaba diminuiu 88%. Já a oferta de atendimento nesta especialidade aumentou 80%. Os dados foram divulgados ontem (17), pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
O governo paulista atribuiu os números positivos a dois fatores. O primeiro é que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapetininga também passou a oferecer tratamento oncológico desde o ano passado. As vagas remanescentes após o atendimento de residentes da região, quando há, são ofertadas para outras regiões do Estado. O segundo motivo é que a Santa Casa de Sorocaba passou a oferecer 70 vagas por mês para atendimento oncológico e o Conjunto Hospitalar Sorocaba (CHS) 400 consultas oncológicas mensais.
De acordo com a SES, a Rede Regional de Atenção à Saúde de Sorocaba (RRAS-8) possui três unidades de alta complexidade oncológica (Unacon): Santa Casa de Itapeva, Conjunto Hospitalar Sorocaba e Santa Casa de Sorocaba. Por conta do aumento da oferta, o tempo médio de espera para a entrada no serviço após o diagnóstico, não ultrapassa 25 dias, abaixo do prazo máximo dado pela legislação vigente, que é de 60 dias.
O relatório divulgado ontem pela Secretaria da Saúde de São Paulo inclui também dados sobre imunização e doenças. Em todo o Estado, já foram aplicadas cerca de 135 milhões de doses contra a Covid-19, sendo 7,4 milhões na Rede Regional de Atenção à Saúde de Sorocaba, sendo 2 milhões apenas no município de Sorocaba.
Com relação à dengue, no primeiro quadrimestre de 2023 houve redução de 24,1% nos casos e de 39,2% nos óbitos em todo o Estado, em comparação ao ano passado. Foram confirmados, até o momento, 194,4 mil casos e 138 óbitos pela doença. No mesmo período de 2022, 256,5 mil casos haviam sido registrados, com 227 óbitos. (Da Redação)