Vacinação
Sorocaba tem como meta vacinar mais de 250 mil contra gripe
Imunizante está liberado para todos os públicos

O primeiro dia de vacinação contra a gripe (Influenza) para todos os públicos -- com mais de seis meses de idade --, foi tranquilo em pelo menos duas, das 33 Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba. Na UBS da Vila Hortência, na zona leste, senhas foram disponibilizadas e os munícipes receberam as doses em poucos minutos. O mesmo ocorreu na UBS da Vila Fiori, na zona norte. Por volta das 10h não havia fila no local e rapidamente os munícipes eram chamados para receber o imunizante.
A vacinação contra a gripe foi ampliada ontem (16) em Sorocaba. A medida começou a valer nesta semana em todo o Estado de São Paulo, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. Com a liberação dos imunizantes, Sorocaba espera vacinar 253.164 moradores da cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, há doses disponíveis para todo o público-alvo.
Antônio Marcos Rosa, de 53 anos, e Veronice Maria Ferreira Gonçalo, de 46 anos, ficaram felizes quando souberam da notícia e não perderam tempo para atualizar a carteirinha de vacinação. A unidade escolhida foi a da Vila Hortência. O casal conta que todo ano, durante a campanha, faz questão de receber as doses, principalmente, para manter a saúde da filha, de 11 anos, que também não deixa de tomar o imunizante. “Além do tempo muito seco, dá muita virose e muita gente fica doente, então, é importante, tomar a vacina”, disse Veronice. “Essa liberação é muito importante, porque tem gente que não pode comprar, então, é bom quando libera para todo mundo”, completou Antônio.
Celina dos Santos Vicente, de 74 anos, podia receber o imunizante já no mês passado, quando a vacinação foi liberada para os grupos prioritários, mas preferiu aguardar a ampliação e foi até a unidade de saúde acompanhada da filha. A aposentada também aproveitou a viagem para se imunizar contra a Covid-19. “Faz tempo que não pego gripe porque todo ano me vacino e hoje ainda tomei a 5ª dose da Covid. Está tudo em dia”, afirmou.
Rita de Cássia B. Rodrigues, moradora da Vila Fiori, também de vacinou. Para ela, a ampliação para todas as faixas etárias ajuda na logística das unidades durante o atendimento. “Eu cheguei faz uns 20 minutos e tomei a vacina da gripe e da Covid. Foi bem tranquilo. Com a liberação é mais rápido, evita aglomeração. Quando limita a idade as pessoas ficam ansiosas e vem tudo de uma vez. Acho importante abrir para todas as idades”.
A vacinação contra a gripe acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBSs do município. A campanha segue até 31 de maio. Caso haja a necessidade de prorrogação, o Governo de São Paulo informará os municípios. Mesmo após a campanha, as vacinas contra gripe (Influenza) seguirão disponíveis nas 33 UBSs de Sorocaba.
Covid-19
A imunização contra a Covid-19 com a vacina Pfizer Bivalente também está disponível em Sorocaba, porém, de forma escalonada. Hoje (17), podem tomar as doses pessoas com 34 anos ou mais. Amanhã (18) será a vez da população de 32 anos ou mais e na sexta-feira (19) será liberada a vacinação para pessoas com 30 anos ou mais. A partir da segunda-feira (22), a vacina Pfizer Bivalente estará disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais.
Para a imunização com a Pfizer Bivalente, os munícipes que fazem parte do público-alvo precisam ter tomado, pelo menos, duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19 (esquema vacinal primário completo), respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida. As vacinas Pfizer Baby, Pfizer Pediátrica e Pfizer Adulto igualmente serão fornecidas ao público-alvo, em todas as UBSs.
Embora as demais campanhas de vacinação coincidam com as aplicações contra a Covid-19, as vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, sem necessidade de intervalo. Dentre as vacinas disponíveis, estão Covid-19, Influenza (gripe), Meningocócica C e todas as outras que compõem o Calendário Nacional de Vacinação.
Documentos
As vacinas serão aplicadas mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso de crianças com comorbidades e de pessoas com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico.
No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança. Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas.
Dia D
Para o dia 27 de maio está programado o Dia D para aplicação das vacinas da gripe (Influenza) e Pfizer Bivalente contra Covid-19, das 8h às 14h, nas UBSs Angélica, Barão, Brigadeiro Tobias, Éden, Mineirão, Nova Sorocaba, Paineiras, Vila Sábia e Vitória Régia. (Vanessa Ferranti)