Sorocaba
Pequenas empresas têm dificuldade para preencher vagas
Apesar do desemprego no País ter atingido 8,8% no primeiro trimestre de 2023, pequenos comércios localizados em bairros de Sorocaba estão encontrando mais dificuldade na hora de contratar profissionais para determinadas funções. Os setores que apresentam mais problemas de mão de obra nos supermercados, por exemplo, são os de reposição, estoque e atendimento de padaria e açougue.
Segundo gerentes ouvidos pelo Cruzeiro do Sul, além da falta de mão-de-obra qualificada, muitos trabalhadores não ficam nas vagas para as quais são contratados e acabam desistindo do emprego. Um dos possíveis motivos é o fato dos estabelecimentos funcionarem nos finais de semana e também em feriados.
Em alguns casos, as vagas ficam abertas por vários meses, por conta da falta de trabalhadores interessados e comprometidos. Já nas grandes redes de supermercados e farmácias da cidade, o problema é menor ou ocorre somente em casos pontuais, visto que os empreendimentos oferecem vantagens como salários mais atrativos e possibilidade de crescimento profissional.
Em um supermercado localizado na avenida Nogueira Padilha, na Vila Hortência, a gerente Leila Rezende afirma que está com vagas abertas para repositor e para o setor de açougue, mas não consegue encontrar candidatos aptos. “Damos treinamento, possibilidade de crescimento profissional, mas não estamos encontrando trabalhadores que queiram realmente ocupar as vagas. Algumas vagas estão abertas desde o ano passado e quando conseguimos contratar já teve caso que o funcionário ficou dois dias somente no emprego e foi embora sem avisar”, reclama.
Nas farmácias da cidade o problema também costuma ocorrer em algumas situações, mas não nas grandes redes. É o que afirma o gerente de marketing da Farma Ponte, Ricardo Silveira Leite. Segundo ele, em poucas situações a vaga de auxiliar de farmácia demora um pouco mais para ser preenchida. “A rede oferece plano de carreira, salário compatível com o mercado e benefícios para os trabalhadores. Inclusive, alguns acabam virando gerentes, pois incentivamos que para os cargos mais importantes sejam valorizados os funcionários da casa”, afirma.
Segundo o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba, quase 1,8 mil trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho no primeiro trimestre de 2023. Em 2022, no mesmo período, foram mais de 1,7 mil recolocações de profissionais. Conforme o PAT, no ano passado, as vagas com maior número de ofertas e contratações foram: auxiliar de produção, operador de caixa, repositor, auxiliar de limpeza, vendedor e operador de loja.
O jornal questionou a Associação Paulista de Supermercados (Apas) sobre o problema, mas entidade informou que não possui dados a respeito. Agências de recursos humanos de Sorocaba contatadas pela reportagem não responderam aos questionamentos.
Qualificação profissional
A Secretaria de Relações de Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) informa que, por meio do PAT, atende a solicitações de empresas dos mais variados portes e segmentos para auxiliar na contratação de funcionários.
Ainda conforme a pasta municipal, Sorocaba conta com a Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), que proporciona diversos cursos gratuitos de capacitação profissional, de acordo com o ramo em que as empresas da cidade estão necessitando. A pasta esclarece que o objetivo é promover o emprego, a geração de renda e o empreendedorismo às pessoas em situação de desemprego, vulnerabilidade social ou que buscam melhores colocações no mercado de trabalho.
A Prefeitura de Sorocaba ainda disponibiliza os serviços do PAT/Sine para todo cidadão que deseja consultar vagas de emprego disponíveis. Para tanto, o cadastro pode ser realizado pelo site emprega brasil.mte.gov.br, pelo aplicativo para celular Sine Fácil ou, ainda, pessoalmente no PAT, que está situado na rua Coronel Cavalheiros, 353, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) igualmente publicam diariamente as oportunidades de trabalho existentes.
O PAT informa, ainda, que está à disposição para atender também empresas que ainda não têm cadastro no PAT. Elas podem entrar em contato pelo telefone: (15) 3229-2884. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos