Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Terrenos baldios causam preocupação a moradores no Centro

Mato e material abandonado estariam abrigando criadouros de mosquito e provocando insegurança

11 de Maio de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Vizinhos dizem que áreas não recebem manutenção há meses, atraindo animais peçonhentos e pessoas em situação de rua; Prefeitura promete fiscalizar e acionar proprietários
Vizinhos dizem que áreas não recebem manutenção há meses, atraindo animais peçonhentos e pessoas em situação de rua; Prefeitura promete fiscalizar e acionar proprietários (Crédito: VANESSA FERRANTI (10/5/2023))

 

Dois terrenos abandonados e com mato alto estão causando problemas aos moradores da rua Sarutaiá, no centro de Sorocaba. De acordo com a população, as áreas particulares, localizadas nas proximidades do Fórum Velho, não recebem manutenção desde o ano passado. Com isso, animais peçonhentos têm aparecido nas residências vizinhas e casos de dengue também foram confirmados recentemente no bairro.

Em um dos imóveis, onde já funcionou um polo de universidade, há uma proteção de vidro com pichações e o mato já invade a calçada. Porém, o problema maior está no terreno em frente, onde há também telhas, blocos de concreto e, segundo os moradores, garrafas PET jogadas no local, situação que contribui para o surgimento do mosquito Aedes aegypti.

“De madrugada você escuta barulho de rato andando e ninguém toma uma atitude. Mas o mais preocupante é em relação a infestação de dengue, porque têm coisas jogadas ali”, informa Leandro Antônio da Silva, um dos moradores do bairro.

Olívia Matarazzo de Souza, de 78 anos, conta que também ficou assustada com a situação depois que quatro pessoas de uma família vizinha ao terreno tiveram o diagnóstico de dengue confirmado, há cerca de um mês. “Eles até se mudaram da casa. Eu estou vendo no jornal que está aumentando os casos, então precisamos ter cuidado, eu tenho medo de dengue”.

E a situação é, de fato, preocupante. Até ontem (11), quando o último boletim epidemiológico foi divulgado, a cidade contabilizava 2.890 casos de dengue. Número que já ultrapassou todos os casos confirmados no ano passado inteiro, quando houve o registro de 1.101 casos. Ainda de acordo com dados da Prefeitura, os casos da doença triplicaram em menos de um mês no município.

Até 13 de abril havia 807 casos confirmados. Com a atualização, houve um aumento de 258,11% de registros em menos de 30 dias. Até o momento, uma morte foi confirmada na cidade.

Além da preocupação sanitária, a população também pede providências na área da segurança. Algumas pessoas em situação de rua e usurários de drogas têm utilizado um dos terrenos, principalmente durante a noite. Desde então, os furtos de fiação aumentaram no bairro.

Um dos exemplos é a casa da família que teve dengue. Depois que os proprietários deixaram o imóvel o local ficou vazio, assim, há pessoas se aproveitando da situação para vandalizar a residência. “Estão roubando a fiação, quebrando as portas, entrando pelo telhado e ninguém toma atitude nenhuma”, completou Leandro.

Prefeitura promete providências

O Cruzeiro do Sul

entrou em contato com a Prefeitura de Sorocaba. Em nota, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) informa que os setores de Fiscalização de Posturas e de Obras irão até os locais mencionados pela reportagem, o mais rápido possível, a fim de intimar os proprietários das referidas áreas particulares, com prazo legal de 15 dias, para providenciar a limpeza e conservação dos locais.

A Seplan reforça que em caso de não cumprimento, serão aplicadas multas, de acordo com a Lei 8.381/2008. Da mesma forma, o setor de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES), promete enviar uma equipe técnica para avaliar a situação e tomar as providências preventivas e combativas necessárias.

A Prefeitura ressalta, ainda, que os munícipes podem sempre colaborar, em casos como esse, acionando a administração pública pelo telefone 156 ou enviando mensagem, com vídeo ou foto, para o WhatsApp (15) 99129-2426. A conduta irregular de proprietários de áreas sem a devida manutenção é passível de multa e outras sanções.

Sobre os furtos de fiação, a Polícia Militar informou que ao consultar os sistemas de inteligência não foi encontrado registro com relação a ocorrência ou de natureza similar na rua Sarutaiá e arredores. A PM ressalta, também, que tem realizado o policiamento diuturno, com ênfase em áreas de interesse da Segurança Pública, considerando a análise pautada em informações qualitativas e quantitativas de delitos e denúncias sobre atitudes e eventos tendentes à quebra da ordem pública.

A Polícia pede para a população colaborar com o registro desses crimes através do boletim de ocorrência e reforça que realiza operações em conjunto com a Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e demais secretarias municipais de Sorocaba para a realização de operações em ferros velhos e comércios análogos, com a finalidade de fiscalizar os estabelecimentos que comercializam produtos ilícitos decorrentes de furto ou roubo.

“Aproveitamos a oportunidade para conclamar as pessoas para fazer parte do Programa Vizinhança Solidária e também participar das reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), contribuindo de maneira efetiva na prevenção criminal, como utilização dos telefones 190 e 181, para denúncias e informações”, finalizou a PM. (Vanessa Ferranti)