GCM
Casal é preso furtando cemitério da Saudade em Sorocaba
Flagrante aconteceu na noite de domingo (7); homem já tinha passagem pela polícia; já a mulher era procurada por homicídio
Um homem, de 33 anos, e uma mulher, de 32, integrantes de um grupo responsável por furtos em cemitérios de Sorocaba, foram presos pela Guarda Civil Municipal no cemitério da Saudade, na região central do município. De acordo com a Prefeitura, o flagrante aconteceu às 21h10 de domingo (7) depois que a corporação recebeu a denúncia de um munícipe. O caso foi registrado um dia após a publicação da reportagem do Cruzeiro do Sul sobre a onda de furtos em cemitérios da cidade. O homem já possuía passagem pela polícia por tráfico de entorpecentes e roubo, enquanto a mulher, natural de Iguape, era procurada pela Justiça desde março deste ano para cumprimento de pena por homicídio.
Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, o denunciante entrou em contato com a GCM via telefone e informou que visualizou duas pessoas pulando o muro e entrando no cemitério. Uma equipe da guarda foi até o local e flagrou os envolvidos tentando levar as peças dos túmulos. Com a dupla foram apreendidos plaquetas de metal, estatuetas e suportes de foto. Foram recolhidas, também, ferramentas utilizadas no crime, como pé de cabra, chave de fenda, faca e uma adaga. Os dois foram identificados e disseram aos guardas que a intenção era vender as peças a fim de obter dinheiro para comprar drogas.
“Ambos alegaram que não têm residência fixa e que são pessoas em situação de rua. Porém, eles têm um histórico criminal e em ações desse tipo em cemitérios. O monitoramento dos cemitérios tem sido intensificado e as forças policiais continuarão realizando ações preventivas, para coibir essas ocorrências e identificar os infratores”, aponta o secretário de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, Alexandre Caixeiro.
O caso foi apresentado na Delegacia Participativa de Polícia (DPP) da zona norte e a autoridade de plantão determinou a apreensão das ferramentas usadas no crime e o indiciamento dos envolvidos, sendo a mulher também enquadrada como captura de procurado. O casal permaneceu preso e à disposição da Justiça.
Onda de furtos
Familiares de pessoas sepultadas no cemitério da Saudade procuraram o Cruzeiro do Sul para denunciar a onda de furtos no local. Criminosos estavam invadindo a área com frequência, levando placas com nomes e fotos dos falecidos, além de esculturas religiosas. A reportagem, inclusive, esteve no local na semana passada e, ao caminhar pelo cemitério, encontrou diversos túmulos danificados. Em alguns casos, letreiros chumbados foram retirados. Já em outros, as portas dos jazigos foram furtadas.
No cemitério da Consolação, na Vila Haro, a situação é semelhante. No dia 4 de maio diversas lápides estavam danificadas e vidros de compartimentos nos túmulos, onde são guardadas imagens de santos, quebrados. A falta de iluminação na área também era um problema que preocupava os moradores do entorno, já que a presença de usuários de drogas é comum no local.
Na ocasião, a Prefeitura informou que câmeras de videomonitoramento estão sendo instaladas no cemitério da Saudade e em outros diversos próprios públicos. Já sobre o cemitério da Consolação, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) ressaltou que tomou as providências para a execução dos reparos na iluminação. (Vanessa Ferranti com informações da Secom Sorocaba)