Sorocaba
Mais de 57 mil pessoas se vacinaram com a bivalente, informa a Prefeitura
Secretaria Municipal da Saúde afirma que número de aplicações está dentro do esperado
Desde que a vacinação com a Pfizer bivalente foi liberada em Sorocaba, moradores da cidade têm procurado as Unidades Básicas de Saúde para tomar a dose. Até o momento, 57.223 aplicações do imunizante foram realizadas no município, sendo 981 somente na terça (2) e quarta-feira (3), para pessoas com 56 a 59 anos. De acordo com a Prefeitura, a busca pela dose está dentro do esperado. Já o público geral, com 18 anos ou mais, será contemplado integralmente a partir do dia 22 de maio. Com a liberação dessa faixa etária, o município espera imunizar 519.395 adultos, no total.
Para diminuir as filas e agilizar a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Prefeitura disponibiliza as doses de forma escalonada. Ontem (5) foi a vez das pessoas com 50 anos ou mais receber o imunizante. Na UBS da Vila Hortência, na zona leste, o movimento foi tranquilo no período da manhã e a população era atendida em poucos minutos.
Stella Maris, de 57 anos, é uma das moradoras da cidade que foi até o local para receber o imunizante. A aposentada teve Covid-19 em dezembro do ano passado, porém, com as quatro doses já aplicadas na época, o quadro da doença foi leve. Para não correr grandes riscos com a enfermidade ela faz questão de manter a carteirinha de vacinação em dia. “Eu sempre tomei vacina, minha mãe é da área da saúde e sempre me levou para tomar vacina desde pequena. Ela sempre teve esse cuidado com ela e com os filhos e eu também sempre tive, então, acho que a vacina é importante. Tomei da gripe, agora tomei da Covid, e vou continuar tomando, eu acredito bastante nisso”.
O auxiliar administrativo, Edison Varaldo, de 54 anos, também reservou um tempo para tomar a dose da bivalente e, ainda, incentivou outras pessoas a procurar uma UBS para receber o imunizante. “É uma conquista. Aliás, ainda há pessoas partindo, pessoas que não estão se vacinando, mas eu peço aqui, vacine-se, se proteja, proteja os seus familiares, porque a vacina é muito importante”.
A vacina bivalente é uma atualização dos primeiros imunizantes contra a Covid-19. Em Sorocaba, as doses estão disponíveis nas 32 UBSs do município. A imunização não ocorre nos fins de semana, porém, o calendário é retomado na segunda-feira (8), com a aplicação em pessoas com 48 anos ou mais; na terça-feira (9), para 46 anos ou mais; na quarta-feira (10), para 44 anos ou mais; na quinta-feira (11), para 42 anos ou mais e na sexta-feira (12), para 40 anos ou mais.
Para a imunização, os munícipes precisam ter tomado, pelo menos, duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19 (esquema vacinal primário completo), respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida. O público-alvo da Pfizer bivalente ainda inclui: profissionais da saúde; gestantes e puérperas; pessoas, a partir de 12 anos, vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPs), como casa de repouso, asilo, abrigo e residência inclusiva, e os trabalhadores dessas instituições; pessoas imunocomprometidas (transplantadas, com HIV, pacientes oncológicos e pessoas com doença renal crônica em hemodiálise, por exemplo); além de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Outros imunizantes
Outras vacinas também estão disponíveis, de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde do município. Podem receber a dose da Pfizer Baby crianças com ou sem comorbidades de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já a Pfizer pediátrica está disponível para crianças de 5 a 11 anos. As vacinas contra a gripe (Influenza) são para idosos com 60 anos ou mais; profissionais da saúde; crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; além de outras pessoas dos grupos prioritários também são aplicadas ao longo da semana.
Embora as demais campanhas coincidam com as aplicações contra a Covid-19, as vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, sem necessidade de intervalo. Dentre as vacinas disponíveis, estão contra a Covid-19, Influenza (gripe), Meningocócica C e todas as outras que compõem o calendário nacional de vacinação.
As vacinas são aplicadas mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso de crianças com comorbidades e de pessoas com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico.
No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a carteirinha de vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança. Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas. (Vanessa Ferranti)