Educação
Prazo de inscrição para o Vestibulinho das Etecs é prorrogado
Interessados podem se candidatar até 15 de maio
O prazo de inscrição para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) foi prorrogado até às 15h do dia 15 de maio. Para participar, os interessados em iniciar os estudos no segundo semestre de 2023 devem se candidatar exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. O valor da taxa é de R$ 33. A prova será no dia 4 de junho.
Ao todo, são 44.127 vagas disponíveis, distribuídas em todo o Estado de São Paulo, de forma gratuita. São mais de 80 opções de cursos técnicos, com duração de três ou quatro semestres, na modalidade presencial, semipresencial e online, e outras 11 opções de especializações técnicas, com duração de um semestre.
Para fazer a inscrição, o interessado deve preencher a ficha disponível no menu “Área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico. Também é necessário pagar a taxa em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito, até o fim do expediente bancário de 15 de maio.
As Etecs disponibilizam computadores e acesso à internet para que os candidatos possam fazer a inscrição. É preciso entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis para essa finalidade.
Requisitos
Para concorrer a uma das vagas disponíveis para os cursos técnicos, nas três modalidades, o interessado deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado a partir da segunda série.
O candidato que quiser disputar uma vaga de especialização técnica, além de ter concluído o Ensino Médio, precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização. Já para concorrer a uma das vagas remanescentes, é necessário estar cursando a terceira série do Ensino Médio, ou ter concluído esse ciclo, e comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo. (Da Redação com informações do CPS)