Buscar no Cruzeiro

Buscar

Referência para Sorocaba

Restauração dos prédios do Sabe-Tudo ainda não saiu do papel

Em fevereiro, Prefeitura anunciou revitalização de oito unidades em até 45 dias; na sexta-feira (28), disse que a licitação "está avançando"

01 de Maio de 2023 às 23:01
Wilma Antunes [email protected]
Obras ainda não foram iniciadas nos prédios incluídos na primeira fase de restauração
Obras ainda não foram iniciadas nos prédios incluídos na primeira fase de restauração (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/4/2023))

Os antigos espaços do Sabe-Tudo, que um dia foram motivo de referência para Sorocaba, se transformaram em ambientes fétidos, sujos e mal frequentados. Os locais que, antes, recebiam diversas iniciativas em prol da população, como apoio escolar, pesquisas na internet e cursos para a comunidade, têm, hoje, um cenário completamente diferente. Estão abandonados e vandalizados, gerando preocupação para os moradores do entorno.

O descaso com os prédios acaba atraindo pessoas mal-intencionadas, o que aumenta ainda mais a preocupação dos moradores, especialmente porque algumas unidades estão instaladas em escolas. Na sessão da Câmara Municipal da última quinta-feira (27), o vereador Fausto Peres (Podemos) utilizou seu tempo na tribuna para cobrar a Prefeitura em relação ao abandono de uma das unidades, localizada na Escola Estadual Profª Dulce Esmeralda Basile Ferreira, no Parque São Bento.

Em suas redes sociais, ele postou um vídeo da situação, no qual é possível observar grades arrebentadas, muros pichados e uma grande quantidade de lixo no prédio. “Está uma vergonha, um mau cheiro insuportável lá dentro. Já pedi, há algum tempo, para a Prefeitura fazer manutenção e limpar os prédios. E vou pedir mais uma vez que feche o muro que está aberto. Arrancaram as grades e vandalizaram tudo aqui. A Prefeitura precisa tomar uma providência, enquanto os prédios não são utilizados no novo projeto”, disse.


Abandono


A fim de avaliar a denúncia do vereador, o Cruzeiro do Sul visitou o Sabe-Tudo apontada por ele e constatou, mesmo à distância, que havia uma grande quantidade de lixo no interior do prédio, além de sinais evidentes de deterioração. Contudo, a reportagem não conseguiu entrar no local para uma inspeção mais detalhada.

Essa, no entanto, não é uma situação isolada. É possível notar o abandono de outras unidades do Sabe-Tudo apenas dando uma rápida volta pela cidade.

Alguns estão pichados, sujos e com sinais de invasão - FÁBIO ROGÉRIO (27/4/2023)
Alguns estão pichados, sujos e com sinais de invasão (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/4/2023))

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Sorocaba anunciou a publicação de uma licitação com o objetivo de reativar os Sabe-Tudo no segundo semestre deste ano. Na ocasião, o Executivo informou que oito unidades seriam revitalizadas em até 45 dias. Estas oito unidades estavam localizadas em prédios anexos às escolas municipais de ensino fundamental nos bairros Jardim Santa Cecília, Vitória Régia, Júlio de Mesquita Filho, Éden, Vila Carol, Jardim Santo Amaro, Vila Hortência e Vila Fiori.

No entanto, o Cruzeiro do Sul apurou, na sexta-feira (28), que nenhum desses prédios recebeu as reformas e os serviços ainda não estão sendo ofertados. Quando questionada sobre a situação dos Sabe-Tudo, a administração municipal informou que encaminhará uma equipe da Secretaria da Educação (Sedu) para verificar a questão da limpeza do prédio anexo à escola estadual e tomar todas as devidas providências.


Licitação


“Após um período de mais de 12 anos, passando por várias gestões públicas, em que os prédios do antigo Sabe Tudo, em Sorocaba, foram desativados e relegados ao total abandono, o atual governo municipal, por meio da Sedu, realizou um projeto cuja licitação está em andamento avançado, com anúncio da empresa vencedora devendo ocorrer já neste mês de maio”, afirmou o Executivo.

A primeira etapa do projeto continua a mesma e contempla a revitalização das seguintes escolas municipais “Prof. Amin Cassar”, “Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti”, “Prof. Luiz Almeida Marins”, “Prof. Oswaldo de Oliveira”, “Prof.ª Maria Domingas Tótora de Góes” “Duljara Fernandes Oliveira” “Quinzinho de Barros” e “Prof. Flávio de Souza Nogueira”.

“Estes prédios passarão por revitalização para receber o novo programa e, gradativamente, também serão retomadas as atividades nas demais unidades pertinentes ao projeto”, finalizou a Prefeitura. (Wilma Antunes)

Galeria

Confira a galeria de fotos