Sorocaba
Projeto de patinação forma campeões
Apesar do êxito, o "Abelhinhas Inline", iniciado no Laranjeiras, precisa de patrocínio para atletas
O passatempo de 11 anos atrás, no Parque das Laranjeiras, se transformou, há cinco, em um dos projetos de Sorocaba que muda a realidade de jovens e adolescentes por meio dos patins. Intitulada “Abelhas Inline”, a iniciativa já colhe frutos. Os atletas Ana Júlia Silva, de 13 anos, e Leonardo Araújo, de 15, por exemplo, se consagraram campeões no Campeonato Sul-Americano de Patins Street 2023, disputado em São Bernardo do Campo, neste mês. A competição proporcionou mais quatro medalhas de ouro à dupla.
Os patinadores, que também são os atuais campeões brasileiros, conquistaram vaga para disputar no ano que vem o Campeonato Mundial, na Itália. Entretanto, para custear tudo, o projeto precisa de ajuda. Ana, também conhecida como a “abelhinha dos patins”, já tem patrocínio, mas o Leo não. “Estou falando com empresas, empresários, mas até agora nada. Seria ótimo ter os dois com patrocínios, pois, mesmo com a ajuda que recebemos de amigos e incentivadores, muitas vezes, acabo tirando dinheiro do bolso para proporcionar o que todos os alunos merecem”, explicou Roger Campos, idealizador e um dos responsáveis pelo projeto.
Roger não desanima, mesmo com as dificuldades, porque os dois atletas atingiram um nível muito bom. Antes, eles treinavam na pista do Laranjeiras, bairro da zona norte, e no Parque das Águas. Porém, enquanto uma está “defasada”, o outro está fechado. Por isso, o professor de patinação leva Ana e Leo, sempre que possível, para outras cidades, como as do ABC Paulista, para treinar e melhorarem a técnica.
Questionada sobre os problemas relatados por Roger, a Prefeitura de Sorocaba explicou que “a (pista) do Parque das Águas está sendo totalmente reformada e deve ser entregue em maio. Já a do Parque das Laranjeiras, receberá melhorias em breve, como parte das obras de revitalização de todo o espaço. A expectativa é que o serviço tenha início ainda neste primeiro semestre”.
Bom comportamento
Tanto Ana e Leo como os outros cerca de 40 alunos que hoje participam das aulas de patinação com os professores voluntários do “Abelhas Inline” precisam ter bom comportamento na escola e em casa. E muitos têm evoluído nesse quesito.
“Muitos passaram pelo projeto, alguns não patinam mais, por escolha pessoal; outros, porque não tinham orçamento para se manter, mas a máxima do projeto é mostrar todas as opções que o esporte nos dá. Somos como uma família e fico orgulhoso com que estamos vivendo e viveremos”, disse Campos.
Como participar
As aulas de patinação acontecem aos finais de semana, das 16h às 17h, no Céu das Artes, no Parque Laranjeiras. Para participar, é necessário se inscrever na instituição, já que há um número de vagas limitado. Os alunos precisam levar capacete e patins. Para saber mais, basta ligar no telefone (15) 3239-3867. (Thaís Marcolino)