Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Ponte recebe oficialmente o nome Daniela Cerávolo Aprá

É uma homenagem a Dany, que deixou um legado em prol da vida

28 de Abril de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Familiares e amigos de Dany participaram da cerimônia em sua homenagem ontem, à tarde
Familiares e amigos de Dany participaram da cerimônia em sua homenagem ontem, à tarde (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (28/4/2023))

A ponte popularmente conhecida como Pinga-Pinga recebeu o nome de Daniela Cerávolo Aprá. A mudança ocorre como forma de homenagear a luta da Dany [como ela era carinhosamente chamada] contra o leucemia. A oficialização ocorreu ontem (28), com a presença do autor da lei de denominação, vereador Fernando Dini, familiares da homenageada e autoridades municipais. A ponte está localizada sobre o rio Sorocaba, ligando a rua Pedro Álvares Cabral à avenida São Bernardo do Campo no sentido centro-bairro.

“Ela [a ponte] foi inaugurada nos anos 50 e é um grande expoente na nossa cidade e ter o nome da Daniela é importante para que as pessoas saibam da luta dela através dessa ponte, por isso criei o projeto de lei no ano de sua morte”, explicou o parlamentar.

Durante o descerramento da placa, familiares e amigos se emocionaram. “É um orgulho saber da eternização do nome dela nesse local, porque, acima de tudo, pode chamar a atenção das pessoas para a causa. A Dany participou de campanhas de doação de sangue e do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A luta e a consciência de todos para isso é extremamente importante”, disse o viúvo de Dany, o comerciante José Guilherme Paes.

“Essa homenagem é uma maneira de ressignificar o que foi a doença da minha mãe pra gente. Tem que ser pensado como forma de conscientização mesmo, de salvar outras vidas através da doação de sangue e de medula óssea. Ou seja, o sofrimento dela pode ensinar muita gente a pensar e repensar em como podemos ajudar aos demais”, disse a filha de Dany, Manuela Aprá Gomes Pinto, de 19 anos.

Quem foi Daniela

Daniela Cerávolo Aprá, a Dany, nasceu em São Paulo, no dia 20 de setembro de 1972. Mudou-se para Sorocaba com a família, quando tinha 2 anos. Ela se formou em Relações Públicas pela PUC de Campinas. Descobriu que estava com leucemia em 2007.

Mesmo tendo que enfrentar a doença, com várias internações, participou de diversas campanhas de doação de medula óssea. Com o Redome e o Hemonúcleo de Sorocaba, em 2008, organizou uma grande campanha no município que mobilizou a população para o cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

Dany faleceu no dia 12 de fevereiro de 2021, aos 48 anos, deixando um legado de luta, valentia, autocontrole, foco e amor pela vida.