No trânsito, escolha a vida
Maio Amarelo vai enfatizar trânsito seguro na cidade
Serão 39 atividades, com 19 temáticas diferentes, três delas inéditas, inclusive em pontos estratégicos da cidade
A Prefeitura de Sorocaba inicia, na terça-feira (2), a campanha Maio Amarelo 2023, para conscientizar sobre prevenção a acidentes e promover a segurança no trânsito, com ações educativas em escolas e empresas. Serão 39 atividades, com 19 temáticas diferentes, três delas inéditas, inclusive em pontos estratégicos da cidade. O Maio Amarelo é uma iniciativa feita com base em resolução da ONU, que adotou, para 2023, o slogan: “No trânsito, escolha a vida”.
Ou seja, a campanha completa 10 anos, mantendo o objetivo de chamar a atenção dos cidadãos sobre a necessidade de todos os agentes que compõem a mobilidade urbana agirem de forma preventiva, tornando o trânsito mais seguro, tanto para motoristas, bem como para pedestres.
“A campanha ‘Maio Amarelo’ já está consolidada e tem trazido, a cada ano, temas importantes, envolvendo todas as esferas da sociedade. A população participa e colabora ativamente nas ações. A conscientização abrange empresas, escolas, entidades e órgãos públicos, todos unidos em defesa da vida e em prol da segurança no trânsito”, aponta o secretário da Secretaria de Mobilidade (Semob) do município, Carlos Eduardo Paschoini.
Ações educativas
Somente na primeira semana de maio, estão programadas 11 ações educativas. Tudo começa na manhã de terça-feira (2), das 9h às 11h, com a ação inédita “Trânsito Seguro – Frente Segura”, na avenida Dom Aguirre (próximo ao Corpo de Bombeiros).
“No tempo fechado do semáforo, a equipe de arte-educadoras monta um quebra-cabeça, mostrando como motoristas, pedestres e motociclistas devem ocupar adequadamente seus espaços nas vias”, explica o agente Altair Farias, encarregado do Setor de Educação para o Trânsito da Semob.
No mesmo ponto, também na terça-feira, mas à tarde, das 13h30 às 15h30, tem “Motociclista Seguro – Entrega Segura”, e a palestra “Educação para trânsito”, das 14h às 15h30, para funcionários da empresa Jonhson Controls.
Mais atividades
Na quarta-feira (3), a mesma palestra será apresentada no Centro Operacional do Grupo São João, das 14h às 15h30, enquanto as turmas de alunos do Centro de Educação Infantil “Professora Sônia Aparecida Machado” (CEI-54), no bairro dos Morros, assistirão à peça teatral “Xô acidentes” em duas ocasiões, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30.
Na quinta-feira (4), haverá o teatro “Superamarelinho”, para alunos da Escola Municipal “Matheus Maylasky”, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30. Na sexta-feira (5), acontecem as atividades “Ciclista x Motorista – Blitz” na avenida Dom Aguire, próximo ao Parque das Águas, das 9h às 11h, e “Álcool x Direção – Garrafa”, no cruzamento das avenidas Washington Luis e Carlos Antônio Comitre, das 13h30 às 15h30.
As outras duas atividades inéditas ocorrerão no decorrer no mês. Uma delas, o teatro “Detetives do trânsito”, será no dia 15, para alunos do Colégio Eureka, em que alunos vão apurar as causas de um acidente e aprender dicas de como evitar ocorrências desse tipo.
A outra, “Tabuleiro”, também é interativa, em que os alunos da Escola Municipal “Norma Justa Dall’Ara, no Jardim São Carvalho, participarão de um jogo de perguntas e respostas, sobre segurança no trânsito, sendo que quem acertar avança posições em um grande tabuleiro.
Tem mais
“No total, serão 22 atividades em escolas ou empresas neste mês. Entre os dias 8 e 10 de maio, também está confirmada a ação ‘Aluno seguro’, que consiste na entrega de folhetos educativos na porta de escolas”, acrescenta o agente de trânsito da Semob.
Ainda, outras iniciativas agendadas para maio são: “Lei Seca – Blitz”, “Motociclista Seguro – Blitz”, “Limite de Velocidade – Pit stop”, “Celular – Emoji”, “Limite de Velocidade – Blitz”, “Faixa viva – Cones” e “Faixa Viva – Mímicos”.
“É importante conscientizar a população de que o cuidado no trânsito precisa ser uma constante, o ano todo, e não apenas durante o ‘Maio Amarelo’, por isso que a Semob mantém uma programação educativa permanente. Mudar aspectos culturais leva tempo, mas vale todo esse esforço, quando o assunto é evitar acidentes e contribuir para a segurança viária”, complementa a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.
É possível acompanhar o calendário completo de ações da campanha “Maio Amarelo”, que está disponível nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba: @prefeituradesorocaba. O contato com a equipe de Educação para o Trânsito da Semob pode ser feito pelo site: www.urbes.com.br. Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para enviar sua solicitação. (Da Redação, com informações da Secom)