Buscar no Cruzeiro

Buscar

No trânsito, escolha a vida

Maio Amarelo vai enfatizar trânsito seguro na cidade

Serão 39 atividades, com 19 temáticas diferentes, três delas inéditas, inclusive em pontos estratégicos da cidade

27 de Abril de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Somente na primeira semana de maio, estão programadas 11 ações educativas
Somente na primeira semana de maio, estão programadas 11 ações educativas (Crédito: Divulgação / Secom)

A Prefeitura de Sorocaba inicia, na terça-feira (2), a campanha Maio Amarelo 2023, para conscientizar sobre prevenção a acidentes e promover a segurança no trânsito, com ações educativas em escolas e empresas. Serão 39 atividades, com 19 temáticas diferentes, três delas inéditas, inclusive em pontos estratégicos da cidade. O Maio Amarelo é uma iniciativa feita com base em resolução da ONU, que adotou, para 2023, o slogan: “No trânsito, escolha a vida”.

Ou seja, a campanha completa 10 anos, mantendo o objetivo de chamar a atenção dos cidadãos sobre a necessidade de todos os agentes que compõem a mobilidade urbana agirem de forma preventiva, tornando o trânsito mais seguro, tanto para motoristas, bem como para pedestres.

“A campanha ‘Maio Amarelo’ já está consolidada e tem trazido, a cada ano, temas importantes, envolvendo todas as esferas da sociedade. A população participa e colabora ativamente nas ações. A conscientização abrange empresas, escolas, entidades e órgãos públicos, todos unidos em defesa da vida e em prol da segurança no trânsito”, aponta o secretário da Secretaria de Mobilidade (Semob) do município, Carlos Eduardo Paschoini.

Ações educativas

Somente na primeira semana de maio, estão programadas 11 ações educativas. Tudo começa na manhã de terça-feira (2), das 9h às 11h, com a ação inédita “Trânsito Seguro – Frente Segura”, na avenida Dom Aguirre (próximo ao Corpo de Bombeiros).

“No tempo fechado do semáforo, a equipe de arte-educadoras monta um quebra-cabeça, mostrando como motoristas, pedestres e motociclistas devem ocupar adequadamente seus espaços nas vias”, explica o agente Altair Farias, encarregado do Setor de Educação para o Trânsito da Semob.

No mesmo ponto, também na terça-feira, mas à tarde, das 13h30 às 15h30, tem “Motociclista Seguro – Entrega Segura”, e a palestra “Educação para trânsito”, das 14h às 15h30, para funcionários da empresa Jonhson Controls.

Mais atividades

Na quarta-feira (3), a mesma palestra será apresentada no Centro Operacional do Grupo São João, das 14h às 15h30, enquanto as turmas de alunos do Centro de Educação Infantil “Professora Sônia Aparecida Machado” (CEI-54), no bairro dos Morros, assistirão à peça teatral “Xô acidentes” em duas ocasiões, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30.

Na quinta-feira (4), haverá o teatro “Superamarelinho”, para alunos da Escola Municipal “Matheus Maylasky”, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30. Na sexta-feira (5), acontecem as atividades “Ciclista x Motorista – Blitz” na avenida Dom Aguire, próximo ao Parque das Águas, das 9h às 11h, e “Álcool x Direção – Garrafa”, no cruzamento das avenidas Washington Luis e Carlos Antônio Comitre, das 13h30 às 15h30.

As outras duas atividades inéditas ocorrerão no decorrer no mês. Uma delas, o teatro “Detetives do trânsito”, será no dia 15, para alunos do Colégio Eureka, em que alunos vão apurar as causas de um acidente e aprender dicas de como evitar ocorrências desse tipo.

A outra, “Tabuleiro”, também é interativa, em que os alunos da Escola Municipal “Norma Justa Dall’Ara, no Jardim São Carvalho, participarão de um jogo de perguntas e respostas, sobre segurança no trânsito, sendo que quem acertar avança posições em um grande tabuleiro.

Tem mais

“No total, serão 22 atividades em escolas ou empresas neste mês. Entre os dias 8 e 10 de maio, também está confirmada a ação ‘Aluno seguro’, que consiste na entrega de folhetos educativos na porta de escolas”, acrescenta o agente de trânsito da Semob.

Ainda, outras iniciativas agendadas para maio são: “Lei Seca – Blitz”, “Motociclista Seguro – Blitz”, “Limite de Velocidade – Pit stop”, “Celular – Emoji”, “Limite de Velocidade – Blitz”, “Faixa viva – Cones” e “Faixa Viva – Mímicos”.

“É importante conscientizar a população de que o cuidado no trânsito precisa ser uma constante, o ano todo, e não apenas durante o ‘Maio Amarelo’, por isso que a Semob mantém uma programação educativa permanente. Mudar aspectos culturais leva tempo, mas vale todo esse esforço, quando o assunto é evitar acidentes e contribuir para a segurança viária”, complementa a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.

É possível acompanhar o calendário completo de ações da campanha “Maio Amarelo”, que está disponível nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba: @prefeituradesorocaba. O contato com a equipe de Educação para o Trânsito da Semob pode ser feito pelo site: www.urbes.com.br. Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para enviar sua solicitação. (Da Redação, com informações da Secom)