Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acenda a luz!

Falta de iluminação em frente a cemitério gera reclamação na Vila Haro

Problema acontece há pelo menos 8 anos na Praça do Viajante, onde fica o cemitério da Consolação

25 de Abril de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Problema acontece há pelo menos 8 anos, dizem os moradores
Problema acontece há pelo menos 8 anos, dizem os moradores (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (24/4/2023))

A falta de iluminação em um trecho da rua Alcindo Guanabara, na Vila Haro, zona leste de Sorocaba, está preocupando os moradores do entorno. O problema acontece há pelo menos 8 anos na Praça do Viajante, onde fica o cemitério da Consolação. No local, não há postes de iluminação. Já dentro do cemitério existem duas torres, porém, segundo os moradores, eles não são utilizados, permanecendo apagados durante a noite. Com a escuridão, a sensação de insegurança aumenta cada dia mais no bairro.

O morador Luiz Cláudio Aires, de 63 anos, conta que a área tem sido frequentada, diariamente, por usuários de drogas. “À noite, não aconselho ninguém a passar sozinho por lá, porque pode ser roubado. É uma insegurança total”, reclamou.

Há relatos da ocorrência de furtos dentro do cemitério. Na última segunda-feira (24), à noite, a equipe do Cruzeiro do Sul constatou que um dos portões laterais do cemitério está danificado. Outra preocupação dos moradores é em relação ao Centro de Educação Infantil (CEI) 20 - Victoria Salus Lara, localizado em frente a praça.

A administradora de empresas Ana Cláudia Carvalho, de 35 anos, pede providências antes que a unidade escolar também sofra as consequências da falta de iluminação. Para os moradores, pelo menos uma lâmpada de LED instalada no centro da praça resolveria o problema, assim como manter as luzes do cemitério acesas. “Já fizeram requerimentos, em um deles, a Prefeitura disse que estava esperando licitação, isso já faz mais de seis meses”, relatou.

Questionada, a Prefeitura informou que existe projeto elaborado de implantação de nova rede de iluminação pública para a Praça do Viajante. Já sobre a falta de iluminação no cemitério da Consolação trata-se “de um caso pontual de vandalismo e os pontos de luz já estão sendo todos reparados”.

Quanto a segurança do cemitério, a Prefeitura informou que a Guarda Municipal tem intensificado as rondas diárias, fora e dentro do espaço público, durante o dia, à noite e de madrugada, inclusive. (Vanessa Ferranti)