Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fauna

Aves de diversas espécies chamam a atenção nos parques de Sorocaba

Gansos, patos, cisnes e marrecos, por exemplo, atraem olhares no Paço e no Parque das Águas

22 de Abril de 2023 às 22:01
Inaiê Mendonça [email protected]
No Parque do Paço, os gansos praticamente já se incorporaram à paisagem
No Parque do Paço, os gansos praticamente já se incorporaram à paisagem (Crédito: CEZAR RIBEIRO (14/4/2023))

Aves de várias espécies podem ser observadas em parques de Sorocaba. A bióloga Luana Longon Roca, de 37 anos, explica que quando há um corpo de água como os dos parques das Águas e do Paço Municipal, por exemplo, é possível encontrar espécies que estão associadas à água. Segundo ela, gansos, patos, cisnes e marrecos (pé-vermelho), também conhecidos como “asa de seda”, podem ser observados nesses parques da cidade. “O que tem bastante nos parques, também, é biguá e biguatinga”, acrescenta.

Segundo a especialista, as mesmas espécies de animais que conseguimos observar no parque do Paço Municipal também habitam o Parque das Águas. Conforme a responsável pelo setor de aves do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB), os patos possuem tamanho e pescoço menores. Já os gansos são um pouco maiores do que a outra espécie; porém, os cisnes é que possuem o maior tamanho e o pescoço alongado. “Por tamanho é um jeito fácil das pessoas saberem quem é quem”, ensina.

Luana detalha que algumas espécies possuem hábitos diurnos -- ou seja, é possível vê-los mais ativos no início da manhã e no fim da tarde. Ela acrescenta que, quando o sol está forte, esses animais ficam “escondidinhos”, descansando, à procura de um local com sombra, pois há um conforto térmico maior para eles.

Aves como o colhereiro e o irerê costumam aparecer nessas regiões durante o segundo semestre. De acordo com a especialista, as vezes as paisagens podem até ser diferentes, mas também são belas. Ela explica que, quando temos diversidade, podemos ver animais de cores e tamanhos diferentes. “Onde tem vida, tem beleza”, finaliza.

Frequentadores

A técnica de controle administrativo Emily Rodrigues Silva, de 23 anos, costuma frequentar constantemente o parque do Paço Municipal, entre a manhã e o início da tarde. Segundo a jovem, o local é próximo de onde trabalha. Para Emily, os gansos que ficam concentrados no início do Paço chamam mais sua atenção. Ela lembra que, em uma vez que estava no parque, foi surpreendida pela cena de vários filhotes de pato saindo do lago junto com a mamãe pata. “Acho que elas (aves) dão mais vida para o espaço”, finaliza.

Cisnes negros são os preferidos de Gustavo - CEZAR RIBEIRO (14/4/2023)
Cisnes negros são os preferidos de Gustavo (crédito: CEZAR RIBEIRO (14/4/2023))

Por sua vez, o estudante e estagiário de administração Gustavo Silva Sousa, de 17 anos, considera que os cisnes negros atraem sua atenção no parque do Paço Municipal. Ele costuma ver cisnes, patos e gansos nesse parque. Para o jovem, já é uma rotina frequentar o parque, pois o visita todos os dias após sair de seu emprego, que também fica próximo ao local.

Segundo Sousa, é possível estabelecer uma proximidade com essas aves, pois parece que esses animais já se acostumaram com a presença das pessoas. “Elas já fazem parte do local”, complementa. (Inaiê Mendonça - programa de estágio)

Galeria

Confira a galeria de fotos