Buscar no Cruzeiro

Buscar

Transporte

Sorocaba será contemplada com projeto do Trem Intercidades

Subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, visita área onde proposta será desenvolvida

21 de Abril de 2023 às 14:59
Cruzeiro do Sul [email protected]
Área, que está instalada na região do centro de Sorocaba, será transformada
Área instalada na região do Centro de Sorocaba, será transformada (Crédito: Divulgação)

A cidade de Sorocaba será contemplada com o projeto do Trem Intercidades. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) durante visita do subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, a Estação Ferroviária do município -- patrimônio histórico que há anos encontra-se abandonado. A área, instalada na região central de Sorocaba, será transformada por meio de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba.

“O governador reconhece que a Região Metropolitana de Sorocaba empreende um processo de desenvolvimento para o estado e, mais do que isso, ele reconhece que a ligação entre São Paulo e Sorocaba, que historicamente se deu pela ferrovia, pode ser resgatada com o trem intercidades”, afirmou o subsecretário.

No final de fevereiro, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a qualificação de 15 projetos de concessões e de parcerias público privadas (PPPs), com investimentos que podem superar os R$ 180 bilhões em todo o Estado, nas áreas de transporte intermunicipal, cultura, educação, habitação e desenvolvimento urbano. Entre os projetos autorizados, está a implantação do trem intercidades para o transporte de passageiros entre Sorocaba e São Paulo.

De acordo com o governo do Estado, já foi iniciada a fase de elaboração de estudos técnicos para análise de viabilidade das concessões e PPPs propostas, além dos modelos de negócio para a estruturação desses projetos. Ainda segundo o órgão público, o trem Sorocaba x São Paulo integra um lote de investimentos que prevê concessões e expansões de linhas da CPTM e do Metrô, que somam em torno de R$ 69 bilhões.

Resgate da História 

O sistema de trem intercidades prevê a criação de uma rede ferroviária regional, com quatro linhas a partir da capital paulista, para o transporte regular de passageiros a Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos. Sorocaba deverá ser o segundo município contemplado, após Campinas.

Almejado pelos sorocabanos há muitos anos, o trem intercidades resgatará a história do município. “Temos um talismã no Centro de Sorocaba, segundo Police Neto. Uma área ferroviária impressionante que, junto com o governador e com o prefeito, colocaremos as mãos para devolvermos algo que essa sociedade sonhou muito. Habitação de qualidade, áreas culturais, de lazer, esporte, entre tantas outras que trarão a nossa história para o nosso convívio,” disse o subsecretário.

A visita à Estação Ferroviária foi conduzida pelo secretário da Cultura de Sorocaba, Luiz Antônio Zamuner, acompanhado pela secretária do Gabinete Central, Samyra Toledo, além de contar com a participação de representantes das secretarias de Habitação e Regularização Fundiária; Relações Institucionais e Metropolitanas; Planejamento; e Mobilidade. Para representar a Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem), estiveram presentes o diretor executivo, Leodir Ribeiro, o diretor adjunto, Octávio Christófano (China), e a assessora técnica, Sandra Lanças.

Ao final da visita, foi realizada uma reunião com o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), para estreitar os laços e discutir sobre a relevância desse projeto para a região. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos