Segurança
Itu implanta botão de emergência para as escolas municipais
Em Votorantim, presidente da Câmara Municipal protocolou na prefeitura pedido para a instalação urgente do dispositivo
A Prefeitura da Estância Turística de Itu anunciou ontem (12) a implantação do botão de emergência para profissionais da educação. Com acesso por meio do aplicativo, diretores e gestores de unidades escolares de Itu passarão a contar com a ferramenta que faz parte do conjunto de ações para reforço na segurança das escolas da cidade.
O botão de emergência é geolocalizado e fará ligação direta com a Guarda Civil Municipal que, após o chamado, chegará ao local em questão de minutos. Inicialmente, o botão de emergência é franqueado às escolas da Rede Municipal de Ensino.
Dentro de 20 dias, o recurso será oferecido às escolas estaduais e particulares que, em havendo interesse, serão orientadas pela Prefeitura sobre como proceder para ativar o recurso aos seus profissionais.
Em Votorantim
O vereador Thiago Schiming (PSDB) -- presidente da Câmara Municipal de Votorantim -- protocolou ontem (12) na Prefeitura um pedido para a instalação urgente do dispositivo botão do pânico nas escolas da cidade.
“A intenção é contribuir para a segurança dos alunos, professores e funcionários no ambiente escolar, diante dos atentados ocorridos recentemente em escolas brasileiras e também para coibir a onda alarmante sobre novos ataques, que tem assustado a comunidade escolas e os pais”, disse Thiago Schiming.
O botão do pânico é um recurso tecnológico que proporciona uma medida de segurança imediata. Trata-se de um aplicativo que pode ser acessado pelas equipes gestoras das escolas ligando-as diretamente ao forças policiais, como Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal. “Ao ser acionado pela direção da unidade escolar, imediatamente as forças de segurança receberão um aviso de situação de emergência e viaturas e policiais serão encaminhados diretamente à escola”, explicou Thiago Schiming. (Da Redação)