Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Veja o que estão propondo os deputados estaduais de região

Botão do pânico e combate à violência contra a mulher nas escolas estão entre os projetos

12 de Abril de 2023 às 23:01
Wilma Antunes [email protected]
Vitão do Cachorrão propões que dispositivo de segurança seja instalado em local estratégico nas escolas
Vitão do Cachorrão propões que dispositivo de segurança seja instalado em local estratégico nas escolas (Crédito: REPRODUÇÃO / INTERNET)

 

Instalação de botão do pânico nas escolas, combate à violência contra mulher em ambiente escolar, Semana do “Berço da República” e criação de conselho técnico para investidores. Saiba quais são os principais projetos de lei elaborados nas últimas semanas por deputados estaduais que representam a região de Sorocaba na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Botão do pânico

Devido aos frequentes episódios de violência registrados em escolas de todo o País, o deputado Vitão do Cachorrão (Republicanos) solicitou ao Governo Paulista que todas as unidades de ensino -- públicas e privadas -- contem, obrigatoriamente, com o dispositivo eletrônico de segurança conhecido como botão do pânico. De acordo com a justificativa de Vitão, o mecanismo deverá ser instalado em um local estratégico, em sala reservada e restrita a funcionários.

Ao ser acionado, o dispositivo enviará mensagem à central de monitoramento da polícia ou empresa contratada. Um alarme do lado externo da instituição ainda será ativado a fim de chamar a atenção de quem passa pelo local. A prioridade para a instalação do botão do pânico são escolas com históricos de episódios violentos. A iniciativa está pronta para inclusão na ordem do dia.

Combate à violência contra mulher

A deputada Mônica Seixas (Psol) apresentou um projeto para estabelecer as diretrizes gerais para o combate à violência contra mulher em ambiente escolar. Conforme a proposta, o governo deverá assegurar que todas as instituições de ensino, públicas e privadas, adotem medidas de prevenção ao assédio, acolhimento e proteção das vítimas, bem como orientação adequada para receber as denúncias. Para isso, Mônica propõe a implantação de um programa obrigatório de conscientização, que será executado em campanhas oficiais nas escolas. A iniciativa está em fase de análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Itu, o berço da República

O projeto do deputado Rodrigo Moraes (PL) propõe a criação da Semana “Memória ao Berço da República” no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo. Conforme a proposição, o período será celebrado anualmente na semana de 18 de abril e contará com festejos em Itu, município que sediou a Convenção Republicana. O objetivo é promover ações cívicas, incentivar a pesquisa histórica e estimular debates sobre o tema. A proposta está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Conselho de investidores

O deputado Carlos Cezar (PL) propõe a criação do Conselho Técnico de Investidores (CTI) na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A finalidade é atrair investimentos nacionais e internacionais para os 27 municípios. O projeto prevê que o CTI ofereça um ambiente de negócios favorável aos investidores, com segurança, transparência, serviços e infraestrutura adequados na Administração Pública; qualificação da mão de obra local por meio do acesso a instituições de formação e capacitação; desburocratização dos procedimentos para emissão de alvarás e licenças de funcionamento; além de incentivos tributários para os imóveis destinados aos empreendimentos. O projeto já está pronto para inclusão na ordem do dia. (Wilma Antunes)