Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Programação de carnaval é cancelada em Sorocaba

A festa foi adiada em fevereiro por causa das fortes chuvas e do alagamento no Parque das Águas; nenhum dinheiro público seria usado

12 de Abril de 2023 às 16:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
Escolas de Samba farão apresentarão, sem caráter competitivo, no Parque das Águas
Na programação da Acusa estava prevista o tradicional desfile das escolas de samba, em caráter não competitivo, no Parque das Águas (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (27/2/2017))

A Associação Cultural do Samba de Sorocaba (Acusa), responsável por uma parte da programação do Carnaval 2023, decidiu cancelar o evento, que seria realizado durante o feriado de Tiradentes, no Parque das Águas. A nova data foi escolhida depois que a cidade foi acometida por grandes volumes de chuva em fevereiro, impedindo a festa no local. Da mesma maneira, nenhum dinheiro público seria investido, já que a festividade seria totalmente por meio da iniciativa privada.

De acordo com a Acusa, a decisão deu-se após empecilhos por parte da Prefeitura para um carnaval fora de época e pelo pouco tempo hábil que teriam para planejamento e divulgação com a nova roupagem, que não poderia ter carnaval no nome. “Muitos fatores fizeram com que o planejamento fosse prejudicado, principalmente com a não possibilidade de fazer o evento em formato de carnaval, que era o nosso objetivo, até pra trazer à população o real espírito da data. É triste demais ver que esse foi o resultado depois de tanto esforço”, relatou o vice-presidente da associação, Marcelo Mello.

Por meio de nota, a Prefeitura de Sorocaba lamentou a decisão da Acusa e informou que “se colocou à disposição da Associação, desde o início das tratativas, para colaborar e dar todo apoio necessário à realização do evento, sempre dentro das normas e da legalidade.”

Sobre a proibição acerca do nome, o executivo disse que o município não dispõe mais do feriado relativo a data, mas que “estava verificando junto à associação a realização do evento fora de época”, finaliza. (Thaís Marcolino)