Votorantim
23ª Caminhada da Penha acontece neste domingo (16)
Participantes poderão fazer doação de 5kg de arroz, que será destinado a entidades assistenciais
A 23ª edição da Caminhada da Penha acontece no próximo dia (16) deste mês, primeiro domingo após a Páscoa. Nessa semana todo o entorno da Centenária Capela de Nossa Senhora da Penha, em Votorantim, está recebendo os serviços de limpeza por parta de Secretaria de Serviços Públicos, bem como todo o trajeto receberá a manutenção necessária. O evento conta ainda com a participação do grupo de escoteiros da cidade.
O início da caminhada será com a concentração a partir das 4h da madrugada na Paróquia São José (ao lado da fábrica Fiação Alpina). Após uma bênção às 4h30, os participantes seguem com destino à Serra de São Francisco, num percurso de cerca de 20 quilômetros, dividido entre asfalto e terra. Ao final, está prevista uma missa campal em frente à Capela da Penha.
De acordo com o organizador e idealizador do evento, Paulo Roberto Ferreira Camargo (Beto Zen), como ocorre anualmente, a 23ª Caminhada da Penha conta com apoio da Prefeitura de Votorantim, por meio de várias secretarias municipais, dentre elas a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e Cultura e Turismo (Sectur).
“A Caminhada é um evento que já faz parte do calendário de centenas de pessoas, e isso tem aumentado a cada edição, tendo em vista que nos últimos anos deixou de ser apenas uma caminhada de aventura e torno um evento de peregrinação”, ressalta Paulo Roberto.
Ainda de acordo com o idealizador, muitas pessoas o procuram para dar seus testemunhos, e até mesmo para agradecer tendo em vista as graças alcançadas. “Isso para mim é muito gratificante, e por isso não meço esforços para que esse evento seja realizado anualmente”, pontua.
Tradição e fé
A Caminhada da Penha começou com uma brincadeira ou quase uma aposta feita entre amigos no bar de propriedade de Beto Zen. Naquele primeiro ano, o evento que começou, no dia 31 de março e terminou no 1º abril, teve apenas poucos participantes. De acordo com beto, foi uma conversa de bar, entre 20 amigos e acharam que era brincadeira. Na primeira foram cinco pessoas, depois começou a aumentar com o passar dos anos.
O evento ganhou, da quinta edição em diante, uma finalidade mais religiosa e começou a ter missa campal, organizada primeiramente pelo padre Paulo Roberto Gonzales. O caráter religioso ganhou mais força também quando a imagem de Nossa Senhora da Penha começou a acompanhar a caminhada.
Durante todo o trajeto os participantes são acompanhados pela Guarda Civil Municipal, além do apoio da Polícia Militar. Ainda de acordo com os organizadores, no domingo após a missa campal, haverá ônibus da empresa responsável pelo Transporte Público, para trazer os participantes. (Da Redação)