Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Lava-pés lembra o amor de Jesus Cristo à humanidade

Cerimônia foi repetida nesta quinta-feira (6) na Catedral por dom Julio Akamine

06 de Abril de 2023 às 23:01
Wilma Antunes [email protected]
Arcebispo metropolitano lavou e beijou os pés de 12 fiéis, assim como Jesus lavou os pés de seus discípulos
Arcebispo metropolitano lavou e beijou os pés de 12 fiéis, assim como Jesus lavou os pés de seus discípulos (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (6/4/2023))

 

A Catedral Metropolitana de Sorocaba realizou ontem (6), na Quinta-feira Santa, a cerimônia do lava-pés, um rito católico que teve sua origem na última ceia de Jesus e é baseado no Evangelho de São João. O arcebispo dom Júlio Endi Akamine conduziu a celebração, lavando e beijando os pés de 12 fiéis, assim como Jesus lavou os pés de seus discípulos.

A escolha dos 12 católicos para participar da cerimônia de lava-pés foi inspirada na Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como objetivo promover a solidariedade entre as pessoas. Entre os escolhidos estavam fiéis do movimento vicentino, inspirados em São Vicente de Paulo, patrono da caridade, e irmãs da Toca de Assis, que realizam ações de caridade em prol dos necessitados.

Os fiéis selecionados para a cerimônia foram: Sérgio Geraldo Parri Perrotte, Eliana de Castro, Bruno Lopes Castilho, Gabriela Nunes Silva Costilho, Ailton Martins Ricci, Márcia Massami Tanaka, Crysostomo Marciel Petriaggi, Sueli Meire Ferreira Lopizi, Francisco Alves Martins, Márcia Gomes Marinho, Valdenira Moreira da Silva e Dagoberto Lazzarini Perrotte.

A celebração foi marcada pela leitura de livros da Bíblia e cânticos, que exaltaram a benevolência de Jesus. Durante a cerimônia, o arcebispo destacou que a morte do filho de Deus não é uma derrota, mas sim uma passagem para o Pai e a expressão máxima de seu amor. “Ele ama até o fim. Ele entregou tudo por amor, não sobrou nada”, enfatizou.

Segundo o arcebispo, a atitude de Cristo é um dos princípios do amor ao próximo e a data é uma forma de difundir a empatia, aceitação e respeito entre as pessoas. “A vida de Jesus foi dedicada à servidão. Que nós também possamos servir e amar uns aos outros, assim como o nosso Senhor fez”, destacou dom Julio.

Sexta-feira Santa

A Catedral de Sorocaba tem programação especial nesta Sexta-feira Santa (7). A primeira celebração do dia será às 9h, com a leitura do sermão das Sete Palavras. Em seguida, às 15h, haverá a celebração da Paixão do Senhor. Às 17h, uma encenação da Paixão (Cojes) e procissão.

Além disso, às 19h30, a encenação poderá ser apreciada no Parque dos Espanhóis, localizado na Vila Assis. O espetáculo é realizado pela Casa de España Sorocaba, com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult), da Paróquia São Francisco de Assis, da Vila Assis e da Paróquia Nossa Senhora do Povo, de Brigadeiro Tobias. A encenação revive episódios marcantes da vida de Jesus Cristo, desde sua morte até sua ressurreição, em uma apresentação única e emocionante, que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. (Wilma Antunes)