Sorocaba
Campanha do Poli arrecada 2,5 mil caixas de bombons
Doces arrecadados por alunos do Infantil ao Médio beneficiou várias entidades
Com o intuito de arrecadar caixas de bombons para doar a entidades sociais e despertar em seus alunos o sentimento de amor ao próximo, o Colégio Politécnico realizou mais uma edição da “Páscoa Solidária”, que contou com o empenho dos 1.607 alunos da educação infantil ao ensino médio das duas unidades da instituição. Neste ano, a campanha arrecadou 2.500 caixas de bombons, o dobro do arrecadado em 2022. Entre as instituições assistidas estão: Educandário André Luiz, Creche Maria Claro, Lar Casa Bela, Bethell, Projeto Renovar - Lar Escola Monteiro Lobato, Vila dos Velhinhos, Projeto Social São Lorenzo, Casa Transitória André Luis, Educandário Santo Agostinho e Criança Feliz.
O resultado da campanha emocionou Laelso Rodrigues, diretor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do Colégio Politécnico e do jornal Cruzeiro do Sul: “Fiquei emocionado com a participação dos nossos alunos, porque eles não só foram atrás de pessoas para a doação, mas fizeram arrecadação de dinheiro e adquiriram centenas de caixas. Por isso foi possível chegar nesse número de 2.500 caixas de bombons arrecadadas que atenderam nove entidades”.
A novidade para a Páscoa Solidária de 2023 é que a sala de aula com maior número de caixas de bombons arrecadadas realizou a entrega à instituição. “Fizemos uma gincana de arrecadação com o fundamental II e o médio. A classe que tivesse a maior arrecadação passaria a manhã no Projeto Renovar, do Lar Escola Monteiro Lobato”, explica a diretora do Politécnico, Luciane Durigan. A sala vencedora foi o 3º ano do ensino médio A, com mais de 340 caixas de bombons. Os 47 alunos vencedores se mobilizaram e arrecadaram doações em dinheiro, pix e até mesmo brincadeiras entre eles.
Durigan comentou que durante a visita ao Projeto Renovar, ontem (5), a classe vencedora da Páscoa Solidária participou de atividades diferenciadas, circuitos, jogos e, por fim, os alunos almoçaram juntos: “Na entrega das caixas de bombons, eles puderam entender como o projeto é desenvolvido e de que maneira eles podem ajudar em outros momentos fora da campanha”.
Formando cidadãos
A participação doa alunos da Páscoa Solidária do Poli foi além da comunidade escolar e chegou aos vizinhos e amigos. Esse empenho dos estudantes se deve à cultura do Colégio Politécnico: “Estamos colhendo os frutos, pois trabalhamos esse sentimento e cultura de doação desde a educação infantil. Assim, quando eles estiverem no ensino médio -- como a classe campeã -- poderemos ver o resultado do trabalho que desenvolvemos. Desenvolver esses valores dentro dos nossos alunos -- até mesmo nos alunos pequenos -- é muito importante”, ressaltou Durigan.
Campanhas como a Páscoa Solidária são realizadas ao longo do ano pelo Poli. Além das ações tradicionais de Natal e Festa Junina, por exemplo, a diretora destaca a campanha para arrecadar materiais de escritório para a Afissore, no ano passado, que encheu um caminhão de caixas de sulfites, lápis e canetas, entre outros produtos. “Os estudantes vencedores já são adultos. No ano que vem, eles estarão no mercado de trabalho e universidade. Nossa semente foi plantada e está começando a germinar. Nós trabalhamos sempre pensando em ajudar alguém que esteja precisando. Estamos vivendo um momento que necessita de empatia e amor ao próximo”, concluiu a diretora. (Virginia Kleinhappel Valio)
Galeria
Confira a galeria de fotos