Luto
Morre Ubirajara Batista Ferreira aos 92 anos
O advogado, jornalista e ex-panathleta tinha 92 anos; ele estava internado há 15 dias, devido a problemas respiratórios
*Atualizada às 14h30
O advogado, jornalista e ex-panathleta Ubirajara Batista Ferreira morreu nesta quarta-feira (5), aos 92 anos, em Sorocaba. Ele estava internado há 15 dias em um hospital particular da cidade, devido a problemas respiratórios.
Ferreira foi um dos fundadores da Guarda Mirim de Sorocaba, hoje chamada de Casa do Aprendiz, em 1963. Também atuou como presidente de honra da instituição. Criou, ainda o escritório experimental da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), em 1994, no qual atuou como professor e orientador. O projeto tinha como objetivo proporcionar aos alunos a experiência prática da montagem de processos.
Além disso, ele foi panathleta, tendo fundado o Panathlon Club de Sorocaba, em 1981. Mais tarde, no início da década de 1990, tornou-se presidente do clube. Em 1996, se afastou do Panathlon, por conta de seu trabalho como advogado. Retornou em 2012 e ficou até 2019, quando, novamente, precisou se ausentar, em razão de questões de saúde.
Pedro Souza, presidente do Distrito Brasil do Panathlon Internacional, lamentou a morte do colega e o homenageou. "É uma perda grande para a sociedade de sorocabana, tanto do meio jurídico, como também do meio esportivo, em que ele sempre esteve envolvido", disse. "Era uma pessoa muito justa. Cumpriu o seu papel aqui, na Terra, e deixou legados", completou.
Ubirajara Batista Ferreira será velado a partir das 20h desta quarta-feira (5), na Ofebas. O sepultamento ocorrerá nesta quinta (6), às 10h, no cemitério da Saudade. Ele deixa esposa e três filhas. (Da Redação)