Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Polícia Civil identifica responsável por furtos na zona sul

O autor dos furtos foi localizado nas proximidades de um imóvel abandonado e, em seguida, encaminhado à unidade policial

04 de Abril de 2023 às 15:02
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Segundo a Polícia Civil, o homem de 37 anos é responsável por ao menos 15 furtos na zona sul de Sorocaba
Segundo a Polícia Civil, o homem de 37 anos é responsável por ao menos 15 furtos na zona sul de Sorocaba (Crédito: Reprodução)

A Polícia Civil da Seccional de Sorocaba localizou o responsável por mais de 19 furtos em estabelecimentos comerciais na zona sul da cidade. O homem, de 38 anos, foi identificado após análise das câmeras de segurança dos locais furtados. 

Segundo o delegado titular do 3º Distrito Policial, Mário Ayres, o setor de investigação fez um estudo analítico dos boletins de ocorrência. "Em determinado momento conseguimos identificar que existia ao menos 15 furtos com o mesmo modus operandi. O setor de investigação identificou que essa pessoa seria um cidadão que vive em situação de rua, usuário de entorpecente e até então não conhecido dos meios policiais". Após a análise das câmeras de segurança e das características do autor, como uma tatuagem na mão em formato de cruz, a Polícia Civil deu início às buscas.

O autor dos furtos foi localizado nas proximidades de um imóvel abandonado e, em seguida, encaminhado à unidade policial: "Ele confessou, espontaneamente, a prática de 15 furtos ocorridos na cidade de Sorocaba. Como já tínhamos um estudo das ocorrências, locais e modus operandi, foram identificados outros quatro crimes de furto que, apesar dele não ter confessado, é nítida a presença dele nas câmeras", disse o delegado.

De acordo com Ayres, o homem furtava dinheiro, roupas, monitores de computador, e o que fosse possível levar em mãos, visto que estava praticando o crime sozinho e sem um veículo. "Como ele é usuário de entorpecente, assumido por ele mesmo, tudo leva a crer que esses produtos furtados eram trocados por entorpecentes". Parte dos objetos furtados foram recuperados e devolvidos às vítimas.

Após ser ouvido, o homem foi liberado, pois não houve flagrante. "Nós vivemos em um estado democrático de direito, então temos que agir dentro da Lei. Temos que investigar, fazer prova, e aí sim tomar as medidas cabíveis", explicou o delegado da Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho.

Agora, a Polícia Civil dará continuidade às investigações, visando identificar eventuais autores ou coautores dos furtos e possíveis receptadores. O delegado aproveita para solicitar que eventuais vítimas deste crime, registrem o boletim de ocorrência. "Isso seria mais uma prova cabal para os próximos trabalhos da polícia judiciária".

Foco em esclarecer casos

Durante coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira (4), Urban afirmou que de 1º de fevereiro até ontem (3), a Polícia Civil da Seccional de Sorocaba já prendeu 163 pessoas. "Desde que assumi em fevereiro, um dos pilares que eu pedi e que iriam dar sustentação a essa administração, seria aumentar o número de casos esclarecidos. Nossos policiais, operacionais e delegados estão respondendo prontamente".

Para o delegado, o número é extremamente expressivo. Segundo ele, algumas cidades da sub-região já esclareceram mais de 10 crimes como furto, roubo e tentativa de homicídio, somente no mês de março, com identificação e pedido de prisão dos responsáveis. "Aumentamos muito a produtividade de polícia judiciária. Nós estamos dando uma resposta à população aos crimes que acontecem, seja por meio de grandes operações que nós já desenvolvemos neste curto espaço de tempo ou em ações mais pontuais como a dos furtos".