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Sorocaba

Novos empreendimentos refletem no trânsito

Campolim, Alto da Boa Vista e a zona norte têm problemas de mobilidade. Prefeitura diz que investe em obras

01 de Abril de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, é o mais novo centro de atração de negócios da cidade e tem recebido investimentos imobiliários -- com prédios de escritórios e até mesmo residenciais -- além de serviços de várias naturezas, o que acaba atraindo muita gente
Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, é o mais novo centro de atração de negócios da cidade e tem recebido investimentos imobiliários -- com prédios de escritórios e até mesmo residenciais -- além de serviços de várias naturezas, o que acaba atraindo muita gente (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Basta um rápido passeio pelas regiões do Parque Campolim e Alto da Boa Vista, em Sorocaba, para constatar o grande volume de empreendimentos imobiliários prontos e em construção. São condomínios, prédios comerciais, órgãos da administração pública entre outros. Porém, com a chegada de novos empreendimentos, o número de veículos nas vias também aumenta, o que gera um reflexo negativo no trânsito, principalmente em horários de pico.

As áreas onde o problema de trânsito é mais intenso são as avenidas Antônio Carlos Comitre, no Campolim, e os corredores das avenidas São Paulo, Sadrac Arruda e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, pois são vias sem alternativas de tráfego. Com isso, os motoristas demoram de 20 a 30 minutos em um percurso considerado curto.

O trânsito intenso no início das manhãs e fim das tardes também ocorre em outras regiões da cidade, como por exemplo nas avenidas Itavuvu e Ipanema, na zona norte, Centro, Dom Aguirre, além dos trajetos em direção aos bairros da zona leste e oeste do município, como a rua Coronel Nogueira Padilha e avenida General Carneiro.

Avenida Itavuvu, na zona norte, é um importante corredor comercial e de acesso a vários bairros residenciais - FÁBIO ROGÉRIO
Avenida Itavuvu, na zona norte, é um importante corredor comercial e de acesso a vários bairros residenciais (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Diante do crescimento do ramo imobiliário em Sorocaba, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), informou que busca, constantemente, atualizar a legislação vigente e as ferramentas de gestão, de modo a modernizar e adequar à nova realidade do município. Além disso, é utilizado o recurso de medidas mitigadoras, que são solicitadas para esses empreendimentos, neutralizando impactos que possam ser causados no local de construção.

Para o trânsito tenha maior fluidez, a Prefeitura informa que estão previstas mais de 30 obras de mobilidade urbana em todas as regiões da cidade, como parte do programa “Sorocaba Tem Pressa”. A administração municipal diz que pretende agilizar as obras já em andamento no município e iniciar novos projetos. Os investimentos totais contratados para isso podem chegar até US$ 126 milhões (R$ 637,5 milhões, aproximadamente) e ocorrem em parceria com a Corporação Andina de Fomento (CAF), Fonplata -- Banco de Desenvolvimento e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), além de parcerias com a iniciativa privada e emendas parlamentares.

Além disso, é feito o monitoramento permanente do sistema viário de toda a cidade, seja em via rede de vídeo on-line ou ação direta de agentes de trânsito nos locais. Alteração do tempo de abertura dos semáforos, mudança de sentido de tráfego em determinadas vias e abertura de passagem livre à direita, são, também, algumas entre outras intervenções rápidas realizadas pela Prefeitura.

As obras

Entre as obras em andamento, estão a ligação da avenida Mário Campolim com a rua Romeu do Nascimento; a duplicação da avenida Pereira da Fonseca e a pavimentação e ampliação da avenida General Motors, assim como das vias por onde circulam os ônibus que alimentam o BRT (Bus Rapid Transit).

Antonio Carlos Comitre, no Campolim, está consolidada como uma avenida de prestação de serviços e de ligação com Votorantim e a Raposo Tavares - FÁBIO ROGÉRIO
Antonio Carlos Comitre, no Campolim, está consolidada como uma avenida de prestação de serviços e de ligação com Votorantim e a Raposo Tavares (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Estão previstas, ainda, a pavimentação e duplicação de trecho da avenida Três de Março até a estrada da Serrinha; o prolongamento da avenida Fernando Stecca, com a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes; a segunda fase da obra da Marginal Itanguá, chegando até a avenida Luiz Mendes de Almeida; o acesso viário entre os bairros Wanel Ville IV e Jardim Villágio Torino, na zona oeste.

Serão realizadas também a ligação da rua Francisco Augusto, no Jardim São Guilherme, com a rua Alcindo Leite, no Jardim Paulista; o alteamento da avenida Quinze de Agosto; mini túnel na avenida Antônio Carlos Comitre, com a avenida Washington Luiz e Barão de Tatuí; macrodrenagem no Jardim Nilton Torres, além da construção da Marginal Direita do rio Sorocaba, entre a alameda Batatais e a rua Padre Madureira, atualmente em processo de licitação, dentre outras que contemplarão todas as regiões do município.

Alto da Boa Vista

Quanto ao cruzamento entre a rua Sadrac de Arruda e a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, a Semob informa que realiza o monitoramento do trânsito no local. Agentes atuam no local diariamente, sobretudo em horários de pico, com a liberação de acesso de “direita livre”, sem parada de semáforo, para garantir a melhor fluidez do tráfego. A Prefeitura ressalta, também, que já há estudos técnicos, inclusive, para elaboração de projeto que consiste em tornar permanente esse acesso preferencial.

Na volta para a casa, a avenida São Paulo recebe um grande trânsito de veículos que se dirigem aos condomínios da região - PEDRO HENRIQUE NEGRÃO
Na volta para a casa, a avenida São Paulo recebe um grande trânsito de veículos que se dirigem aos condomínios da região (crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO)

Além disso, no Alto da Boa Vista, está em construção uma via que interligará a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e a avenida Três de Março, passando por trás do jornal Cruzeiro do Sul e do Ciesp, por meio de medida mitigadora, em parceria com a iniciativa privada.

Outra iniciativa prevista é a implantação da pista “direita livre” na rua 28 de Outubro, para acessar a avenida Carlos Reinaldo Mendes, em sentido à zona industrial, assim como a revitalização e a pavimentação da estrada Prof. Célia C. Marques Mendes, que liga a avenida Três de Março à avenida Bardella. Ainda, igualmente, deve ser realizada uma nova conexão entre a rua 28 de Outubro e a rua Frei Wilson Zanetti e outra, entre a rua Otilia Wey Pereira com a avenida Carlos Reinaldo Mendes. (Vanessa Ferranti)

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