Buscar no Cruzeiro

Buscar

Abrigo

Thomas, com seis meses, procura alguém para ser seu tutor

Cãozinho sem raça definida foi encontrado na rua por Renan de Oliveira. Ele cuida do animal, mas não poderá ficar com ele

27 de Março de 2023 às 23:01
Thaís Marcolino [email protected]
Thomas tem bom temperamento e é brincalhão e amoroso
Thomas tem bom temperamento e é brincalhão e amoroso (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Thomas, um cão de aproximadamente seis meses, estava perdido, magro, com muita sede e fome quando Renan Augusto de Oliveira o encontrou em frente de sua casa no Parque Três Meninos, em Sorocaba, há cerca de um mês. Ao ver a cena, o personal trainer só pensou em ajudar. Abrigou o cão naquela noite, no dia seguinte andou com ele pelas redondezas, colocou a foto no grupo de WhatsApp do bairro para ver se o verdadeiro dono aparecia, mas como não teve sucesso, cuida dele desde então.

Entretanto, como se mudará em breve e tem outros três animais -- também resgatados da rua -- sob sua tutela (dois gatos e uma cadela), Renan não tem como ficar com Thomas, por isso está em busca de um novo lar para que o animal se desenvolva e fique bem.

“Eu até ficaria com ele com prazer, mas daqui um tempinho me mudarei para um apartamento, ou seja, será bem difícil a adaptação e não terá espaço suficiente lá. Hoje eu moro com meus pais, aqui tem um quintal grande onde ele pode brincar e aproveitar, mas eles realmente não têm como cuidar do Thomas. Como ele é pequeno ainda, se conseguir outro lar agora a adaptação será muito mais fácil”, disse Renan.

“Já dei vacina, tem consulta de rotina com a veterinária, passará pela castração em breve. Estou cuidando dele como merece enquanto está comigo. O Thomas é um animal bem dócil, brincalhão, amoroso com as pessoas, então não teria problemas com crianças. A única questão é o barulho, que o deixa um pouco assustado, mas não demonstra braveza, apesar de ter um latido ‘grosso’”, disse Renan.

Ele divulgou nas redes sociais as características do cãozinho, porém não houve nenhum interesse. Apesar de ser uma prática comum para muitas pessoas, Renan não procurou a Prefeitura e nenhuma ONG. Preferiu apostar na internet para conseguir um novo lar para Thomas. Interessados em dar um novo lar para o animal, pode entrar em contato com Renan por meio do número (15) 99816-5363.

ONG’s precisam de ajuda

As organizações não governamentais e grupos de protetores têm, sobretudo, um papel fundamental quando o assunto é abandono e maus-tratos de animais. Porém, são tantos pets nessas condições que a conta não fecha.

Em Sorocaba, as instituições Spaso e Anjos e Protetores abrigam, juntas, mais de 350 animais e, apesar da intenção ser de acolher a todos que encontram, não é possível. Por isso que ambas optam por ficar apenas com os animais em situação de vulnerabilidade ou fêmeas grávidas, por exemplo.

Para que o trabalho continue, a colaboração da população é fundamental. A ONG Anjos e Protetores precisa de ração sem corante e dinheiro para custear tratamento, já a Spaso necessita de remédio. Para ajudar as instituições, ligue (15) 99710-6031 (Anjos e Protetores) e (15) 3221-6714 (Spaso). (Thaís Marcolino)