Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Alunos da Etec Rubens de Faria arrecadam 8,5 mil litros de leite

25 de Março de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Arrecadações foram feitas pelos alunos e doadas para mais de 32 instituições de Sorocaba. No destaque, parte do total arrecadado
Arrecadações foram feitas pelos alunos e doadas para mais de 32 instituições de Sorocaba. No destaque, parte do total arrecadado (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Estudantes da Escola Técnica Estadual Rubens de Faria e Souza, localizada no Jardim Vergueiro, em Sorocaba, arrecadaram durante o mês 8,5 mil litros de leite. Os alimentos foram doados na quinta-feira (23) para mais de 32 instituições beneficentes que atuam em diferentes segmentos na cidade.

Para conseguir as arrecadações, os alunos fizeram uma força-tarefa e pediram os alimentos para os familiares, em supermercados, empresas e outros estabelecimentos comerciais. “Eles vão aos lugares, levam um ofício da escola e pedem essas doações, já sabendo que serão revertidas para essas instituições de caridade da cidade. Fazemos isso de uma forma muito rápida, porque o leite tem vencimento, então, precisa ser uma atividade muito dinâmica. Por isso fazemos a contagem e as doações no mesmo dia para que a gente não tenha nenhum tipo de perda e tudo realmente seja utilizado”, explica Fernanda Maisa, coordenadora pedagógica da Etec.

Já as instituições são escolhidas a partir de um levantamento. Os alunos verificaram quais necessitavam de leite e distribuíram o alimento de acordo com o número de pessoas atendidas em cada entidade.

Arrecadações foram feitas pelos alunos e doadas para mais de 32 instituições de Sorocaba. No destaque, parte do total arrecadado - DIVULGAÇÃO
Arrecadações foram feitas pelos alunos e doadas para mais de 32 instituições de Sorocaba. No destaque, parte do total arrecadado (crédito: DIVULGAÇÃO)

O “Projeto Gincana” acontece durante todo o período letivo, há mais de 25 anos na unidade e é coordenado pelo professor de educação física Alexandre Gibim, sendo a ação solidária, apenas uma das diversas atividades que ocorrem na Etec. A iniciativa da escola, que tem a direção de Armando Raszl, contempla, ainda, diversas ações culturais como filmagens de curtas-metragens, além de festivais de dança e teatro.

Para a competição, os alunos são divididos em duas equipes, escolhidas pelos próprios estudantes no momento da matrícula. Uma oportunidade de exercer a solidariedade e, ainda, colher experiências e aprendizados. “Isso é muito importante, pois atrai muitos alunos. Além da escola, de tudo o que eles aprendem na formação técnica dos cursos, isso vem ao encontro das necessidades socioemocionais dos alunos, que é trabalhar organização, responsabilidade, olhar para o outro, a gincana traz bastante esse aspecto socioemocional, que hoje, principalmente nesse momento de pós-pandemia, é muito importante ser trabalhado”, destaca a coordenadora.

Vestibulinho

As inscrições para o Vestibulinho das Etecs para o 2º semestre serão abertas no dia 4 de abril e ficam disponíveis até 8 de maio. Já a prova será realizada em 4 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 33.

Na Etec Rubens de Faria e Souza os cursos disponíveis de forma presencial são: enfermagem, alimentos, eletrônica, eletrotécnica, mecânica e mecatrônica. Já quem deseja estudar a distância pode se candidatar para os cursos de administração, comércio, desenvolvimento de sistemas, guia de turismo, secretariado e especialização em gestão de projetos. As inscrições podem ser feitas no site www.vestibulinhoetec.com.br. (Vanessa Ferranti)

Galeria

Confira a galeria de fotos