Para os pets
Obras da clínica veterinária entram na segunda fase
A clínica faz parte do programa estadual "Meu Pet" e contará com estrutura de atendimento gratuita ao cidadão
As obras da Clínica Pública Veterinária de Sorocaba, localizada na zona norte, entraram em uma nova fase nesta semana. De acordo com a Prefeitura, começaram a ser construídas as vigas baldrame, os elementos estruturais de concreto armado que recebem o peso das paredes do edifício. A previsão é de que a concretagem dessas vigas ocorra já na próxima sexta-feira (31).
A clínica faz parte do programa estadual “Meu Pet” e contará com salas cirúrgicas, de medicação, internação e equipamentos para atendimento gratuito de animais domésticos. O imóvel principal terá 523,50 m², de um total de 681,51 m² de área construída. Na unidade, serão oferecidos consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio x e endoscopia, laboratório de análises clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.
O novo equipamento está sendo instalado em uma área pertencente ao município de mais de 2,7 mil metros quadrados, localizada na avenida Betsaida, na confluência com a rua Nelson Cardoso Marques e a avenida Betânia, próximo à Casa do Cidadão Ipanema. O trabalho está sendo executado pela Engesec Construções Eireli, empresa vencedora do processo licitatório. O período de execução da obra é de até 14 meses e o valor do investimento ultrapassa R$ 6,6 milhões.
Nesta primeira etapa, as obras se concentram na terraplenagem e na infraestrutura do edifício. A prefeitura informou que foram executadas a montagem do canteiro, fechamento dos tapumes externos, serviços de movimentação de terra, locação de obra (demarcação dos elementos da estrutura da edificação) e execução das fundações (estacas).
Na sequência serão realizadas a impermeabilização dos baldrames, com posterior reaterro, execução do contrapiso, implantação da superestrutura (pilares, vigas e lajes), fechamento da alvenaria de vedação, instalações hidráulicas, elétricas, sistemas de climatização e exaustão, revestimentos de pisos e paredes, instalação de portas e janelas, pintura, louças e metais, entre outros acabamentos, finalizando com a comunicação visual do novo empreendimento.
O Governo do Estado é o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos. Já, o Município de Sorocaba, além de ceder o terreno fará a gestão da clínica por meio de contratação de uma entidade com experiência comprovada no setor.
O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) aponta a clínica veterinária como importante para as famílias sorocabanas que possuem pets, mas não têm condições financeiras para pagar altos custos de tratamentos. (Da Redação com informações da Secom)