Buscar no Cruzeiro

Buscar

Para os pets

Obras da clínica veterinária entram na segunda fase

A clínica faz parte do programa estadual "Meu Pet" e contará com estrutura de atendimento gratuita ao cidadão

24 de Março de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Clínica localizada na zona norte vai atender gratuitamente animais domésticos de famílias de baixa renda
Clínica localizada na zona norte vai atender gratuitamente animais domésticos de famílias de baixa renda (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM)

As obras da Clínica Pública Veterinária de Sorocaba, localizada na zona norte, entraram em uma nova fase nesta semana. De acordo com a Prefeitura, começaram a ser construídas as vigas baldrame, os elementos estruturais de concreto armado que recebem o peso das paredes do edifício. A previsão é de que a concretagem dessas vigas ocorra já na próxima sexta-feira (31).

A clínica faz parte do programa estadual “Meu Pet” e contará com salas cirúrgicas, de medicação, internação e equipamentos para atendimento gratuito de animais domésticos. O imóvel principal terá 523,50 m², de um total de 681,51 m² de área construída. Na unidade, serão oferecidos consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio x e endoscopia, laboratório de análises clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.

O novo equipamento está sendo instalado em uma área pertencente ao município de mais de 2,7 mil metros quadrados, localizada na avenida Betsaida, na confluência com a rua Nelson Cardoso Marques e a avenida Betânia, próximo à Casa do Cidadão Ipanema. O trabalho está sendo executado pela Engesec Construções Eireli, empresa vencedora do processo licitatório. O período de execução da obra é de até 14 meses e o valor do investimento ultrapassa R$ 6,6 milhões.

Nesta primeira etapa, as obras se concentram na terraplenagem e na infraestrutura do edifício. A prefeitura informou que foram executadas a montagem do canteiro, fechamento dos tapumes externos, serviços de movimentação de terra, locação de obra (demarcação dos elementos da estrutura da edificação) e execução das fundações (estacas).

Na sequência serão realizadas a impermeabilização dos baldrames, com posterior reaterro, execução do contrapiso, implantação da superestrutura (pilares, vigas e lajes), fechamento da alvenaria de vedação, instalações hidráulicas, elétricas, sistemas de climatização e exaustão, revestimentos de pisos e paredes, instalação de portas e janelas, pintura, louças e metais, entre outros acabamentos, finalizando com a comunicação visual do novo empreendimento.

O Governo do Estado é o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos. Já, o Município de Sorocaba, além de ceder o terreno fará a gestão da clínica por meio de contratação de uma entidade com experiência comprovada no setor.

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) aponta a clínica veterinária como importante para as famílias sorocabanas que possuem pets, mas não têm condições financeiras para pagar altos custos de tratamentos. (Da Redação com informações da Secom)