Revitalização
Projeto do Parque dos Italianos é simplificado e tem nova versão
Prefeitura mantém Reservatório de Detenção de Cheias, academia e pista, mas descarta réplica de gôndola
A Prefeitura de Sorocaba informou nesta sexta-feira (24) que não pretende dar continuidade ao projeto original do Parque dos Italianos, que foi lançado em junho de 2018, pela gestão do então prefeito José Crespo. A proposta inicial previa um lago e uma réplica de uma gôndola, lembrando a cidade italiana de Veneza, entre outros atrativos.
A nova versão mantém o Reservatório de Detenção de Cheias (RDC), academia ao ar livre e pista de caminhada, entre outros equipamentos, além do nome previsto anteriormente. A área destinada ao parque fica na Vila São João, no entorno das ruas Três Lagoas, Bernardino Telles de Medeiros, Professor Frontino Brasil, Irmã Maria Angelina e Coronel Freire de Andrade e é cortada pelo córrego Supiriri. Juntamente com o RDC do Jardim Maria do Carmo, o projeto do Parque dos Italianos faz parte de um projeto destinado a evitar alagamentos em áreas que atualmente enfrentam problemas em períodos de chuvas fortes.
Os esclarecimentos sobre a mudança de planos foram feitos em resposta a questionamento do Cruzeiro do Sul. Em nota enviada ao jornal, a administração municipal explicou que o projeto divulgado anteriormente tornou-se inexequível por diferentes razões, implicando em desapropriações de imóveis que seriam necessárias, mas não foram realizadas na época, bem como a execução de intervenções adicionais que igualmente não foram efetuadas na ocasião.
Para a área, que atualmente está tomada por mato alto, o Saae Sorocaba informou que há o projeto do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC)/Parque dos Italianos, que está em fase avançada de licitação. “A proposta integra a primeira etapa desse projeto de obras de macrodrenagem na região central de Sorocaba, já incluindo o processo de contratação do projeto estrutural do vertedouro que compõe a bacia. Diante disso, a autarquia já realizou um criterioso levantamento técnico, em toda a extensão da galeria do córrego Supiriri até o rio Sorocaba, inclusive levantamento topográfico da área”, destacou a nota enviada pela prefeitura.
Projeto inicial
A gestão anterior chegou a fazer apresentação do projeto do futuro Parque dos Italianos no dia 2 de junho de 2018, quando houve uma cerimônia oficial para o lançamento da pedra fundamental da obra, que contou com a presença do então prefeito José Crespo e demais autoridades municipais. O evento fez parte das comemorações do “Dia Ítalo-Sorocabano”.
De acordo com a proposta inicial, o Parque dos Italianos previa um Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) para eliminar, por meio de um sistema de drenagem, os alagamentos na região em épocas de chuva, e a criação de um lago com a réplica de uma gôndola, lembrando a cidade italiana de Veneza.
Moradores antigos da região compreendida pelas vilas São João e Santa Terezinha, afirmam que o projeto inicial, além de valorizar e deixar o local mais bonito, é de extrema importância para minimizar os alagamentos e enchentes que ocorrem na avenida Afonso Vergueiro e na Praça da Bandeira, por conta do transbordamento do córrego Supiriri.
Um dos defensores do projeto original é o empresário João Antonio Gabriel, morador no local. Ele comentou que o projeto do parque com uma bacia de contenção de cheias é fundamental para amenizar os alagamentos na região. “O projeto inicial é muito bonito e importante para tentar acabar com os constantes alagamentos que ocorrem aqui na região do Afonso Vergueiro”, justificou.
Gabriel afirmou ainda que a área onde o parque já deveria ter sido construído está tomada pelo mato, o que desvaloriza o bairro, além de atrair cobras, ratos e outros animais. “A Prefeitura de Sorocaba costuma fazer a roçagem do mato, mas a área está abandonada, então, precisa ser ocupada e com a construção da bacia de contenção e um parque”, disse.
Pessoas que trabalham na região também reclamam do abandono da área, do mato alto e dos bichos que se escondem no local. A arquiteta Letícia Colasseante trabalha em uma empresa na Vila São João, bem próximo à área. Ela contou que já apareceu cobra na empresa e que recentemente estava ocorrendo alagamentos nas ruas no entorno da área onde o parque deveria ter sido construído. “Um parque realmente iria deixar o local muito mais bonito e agradável. E se resolver a questão do córrego e dos alagamentos seria muito melhor do que deixar a área com mato alto”, diz.
A assistente administrativa Leni Saker trabalha há três anos no bairro e também gostaria que a área abandonada fosse transformada em um parque. “Um parque vai valorizar a região; do jeito que está, cheio de mato é ruim”, ressaltou.
A Prefeitura de Sorocaba informou que acompanha de perto as inúmeras demandas deixadas por fazer, há muitos anos, na cidade, por gestões anteriores, e trabalha diariamente, “de domingo a domingo”, para atender às necessidades evidenciadas em todas as regiões e bairros de Sorocaba.
Ontem, a reportagem do Cruzeiro do Sul esteve na área onde o parque já deveria ter sido construído e verificou que ainda possui uma placa com o nome “Parque dos Italianos Renato Barbero”.
Obras do RDC
Já o Saae Sorocaba informou que, com o passar dos anos, a rede antiga de esgoto que margeia o córrego Supiriri ficou sobrecarregada. “A região da avenida Afonso Vergueiro é um “fundo de vale” que segue em direção ao rio Sorocaba. Nesse ponto, há um trecho de pouca declividade e que recebe toda a contribuição do centro da cidade e dos bairros Trujillo e adjacências. Neste período chuvoso, identificam-se intensas contribuições pluviais. Com o alto nível do rio, devido à elevada vazão liberada pela represa de Itupararanga, toda essa água fica com a velocidade de escoamento reduzida, causando acúmulo nesses pontos planos que, por sua vez, baixam rapidamente quando as chuvas cessam, demonstrando que o sistema está operacional”, ressaltou.
A autarquia disse ainda que nos meses de janeiro e fevereiro foi realizado um levantamento, com fotos e vídeos feitos por robô, na região da Praça da Bandeira até a foz do córrego Supiriri, no Rio Sorocaba, percorrendo toda a sua extensão. “O Saae contratou uma revisão do projeto inicial do parque, que já está em fase final. Com a conclusão, já contratamos o projeto executivo para as obras do RDC do Parque dos Italianos”, informou.
A prefeitura e o Saae não foi divulgaram a data prevista para o início das obras. (Ana Claudia Martins)
Galeria
Confira a galeria de fotos