Buscar no Cruzeiro

Buscar

Combate ao mosquito

Região tem ações contra a dengue nesta quarta (22)

Com 654 casos e aumento de 516% em 40 dias, Votorantim é o município com mais problemas neste início de ano

21 de Março de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Mutirões são para vistoriar imóveis e áreas públicas para eliminar possíveis focos do mosquito
Mutirões são para vistoriar imóveis e áreas públicas para eliminar possíveis focos do mosquito (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM)

Votorantim enfrenta um problema de saúde pública já no primeiro trimestre deste ano: a dengue. Com mais de 600 casos confirmados e aumento superior a 500% em 40 dias, a cidade promove nesta quarta-feira (22) um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da doença. A ação faz parte da Semana Estadual de Mobilização Social contra a dengue, iniciativa do governo estadual que abrange outras 644 cidades do Estado, incluindo Sorocaba.

O mutirão começará às 8h30, nas Vilas Pardini, Pedroso e Jardim São Lucas. O objetivo principal, segundo a Prefeitura, é vistoriar os imóveis e áreas públicas para eliminar possíveis focos do mosquito. Além disso, a administração municipal também irá recolher materiais inservíveis, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, que podem se tornar possíveis criadouros para o mosquito.

Para recolher esses materiais, a Secretaria de Serviços Públicos disponibilizará o caminhão cata-treco, que passará pelas ruas dos bairros para coletar esses itens. Os responsáveis pelos imóveis devem colocar os materiais nas calçadas para facilitar o recolhimento. A ação contará com a participação de aproximadamente 25 agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, que serão responsáveis por vistoriar os imóveis e orientar a população sobre a eliminação de possíveis focos do mosquito.

Além de recolher entulhos que podem se tornar criadouros para o mosquito  - DIVULGAÇÃO / SECOM
Além de recolher entulhos que podem se tornar criadouros para o mosquito (crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM)

De acordo com a Secretaria de Saúde, Votorantim já registrou 654 casos confirmados de dengue em 2023, sendo que 64% deles foram notificados na Unidade Básica de Saúde (USB) Itapeva e na Estratégia Saúde da Família (ESF) Cristal. O número mais recente de casos, divulgado nesta semana, representa um aumento de 516% sobre o total de 106 casos positivos registrados do início de janeiro de 2023 até o dia 10 de fevereiro.

Sorocaba

Sorocaba também participa de uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. que começou na segunda-feira (20) e prossegue até sábado (25). Além das ações rotineiras, a cidade promoverá atividades educativas nas UBSs e divulgação nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

“Rotineiramente, são realizadas diversas ações preventivas e de combate à dengue, como as visitas porta a porta, com a ida aos imóveis para a busca ativa de possíveis casos da doença, orientações sobre os sintomas e de prevenção, bem como a remoção de potenciais criadouros e aplicação de larvicida”, explicou a administração municipal.

Ainda de acordo com o Poder Executivo sorocabano, as equipes realizam visitas diárias para orientar sobre os sintomas e prevenção da dengue, mesmo quando não há casos positivos identificados. Outras iniciativas de combate à dengue são as nebulizações realizadas para controlar a disseminação da doença e o mutirão de arrastão, em que os agentes fazem a remoção imediata de criadouros encontrados em imóveis, terrenos baldios e áreas verdes, com caminhões para coleta e destinação adequada dos materiais.

Cuidados

Para prevenir a dengue, é necessário adotar medidas simples na rotina diária. Manter as lixeiras tampadas e com sacos plásticos bem fechados é essencial para impedir o acúmulo de água, um dos principais criadouros do mosquito. Além disso, pneus, garrafas, frascos, potes, latas vazias e baldes descartáveis devem ser colocados no lixo ou guardados vazios e virados de boca para baixo, em local coberto, para evitar que acumulem água.

Outra medida importante é manter os ralos com pouco uso fechados e colocar uma colher de detergente ou sabão em pó no local, após cada chuva ou ao lavar o quintal. Pratos de vasos de plantas e xaxins devem ser eliminados, pois acumulam água e são um dos possíveis criadouros mais frequentes do mosquito.

Denúncia

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba disponibiliza um canal de denúncias de possíveis criadouros do Aedes aegypti pelo telefone 156 e pelo site da Prefeitura (sorocaba.sp.gov.br) ou, ainda, nas Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Após o registro da denúncia, uma equipe técnica é enviada ao local para realizar uma inspeção detalhada e tomar as medidas necessárias para combater possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos