Polícia Civil
Responsável pela distribuição de drogas em diversos bairros é preso em Sorocaba
O homem, que já tinha passagens policiais, foi encontrado na própria residência, localizada no Bairro dos Morros
Um homem, responsável pelo preparo, embalo e distribuição de drogas em diversos bairros de Sorocaba, principalmente nas regiões do Éden e Aparecidinha, foi preso na manhã desta quinta-feira (16), durante a operação Uno, deflagrada pelo 6º Distrito Policial em conjunto com a Delegacia Seccional e Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic). As equipes, comandada pelo delegado Régis Campos Vieira, encontraram o criminoso com os entorpecentes na própria residência, no Bairro dos Morros, zona leste da cidade. Outros dois mandados de busca também foram cumpridos no Aparecidinha e Lopes de Oliveira.
De acordo com a Polícia Civil, o homem foi identificado após denúncias. Durante a investigação, foi constatado que ele utilizava um carro para levar as drogas até a residência e, no local, realizava o preparo e embalo dos entorpecentes. Em seguida, o criminoso fazia a distribuição usando uma motocicleta. Todo o processo acontecia na casa dele, onde também vive a esposa e o filho. Já em outras ocasiões, a ação ocorria em outras duas residências, também, de familiares. Uma estratégia para não gerar suspeitas. “Foi difícil encontrá-lo porque ele se mudava e utilizava de vários locais para essa conduta. Quando ele se estabeleceu em uma residência, conseguimos identificar. Também é difícil suspeitar de uma pessoa, que em tese, promovia essa conduta em um ambiente familiar”, explicou o delegado Régis Campos Vieira, titular do 6º Distrito Policial.
Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidos dois quilos e meio de maconha, crack e cocaína. Também foram encontrados na residência diversas embalagens vazias, dois celulares, uma balança de precisão e um facão, além dos veículos utilizados no crime. O homem, que já tinha diversas passagens por tráfico de drogas, foi autuado em flagrante e encaminhado para uma unidade prisional. Ele permanece à disposição da Justiça.
Organização Criminosa
A investigação acredita que o homem preso nesta quinta-feira não age sozinho. Existe a suspeita de que ele seja integrante de uma organização criminosa atuante em Sorocaba, já que era o responsável, somente, pela preparação e distribuição dos entorpecentes. "O tráfico de drogas tem essa peculiaridade, são várias condutas. Cabe a Polícia Civil identificar a participação de cada meliante. Nessa situação, não era a função dele vender, ele fazia a distribuição", informou o delegado Régis Campos.
O titular do 6º DP ressaltou ainda que desde o início do ano a unidade policial já efetuou diversas ações nessa modalidade, totalizando dez presos e mais de dez quilos de drogas apreendidas. Agora, as investigações continuam para identificar outros possíveis integrantes da quadrilha.
Galeria
Confira a galeria de fotos