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Modernização

Saae muda sistemas de leitura de hidrômetros e de faturamento

Novo sistema está previsto para começar a operar em janeiro do ano que vem

15 de Março de 2023 às 23:01
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Novo modelo possibilitará a identificação imediata de possíveis alterações
Novo modelo possibilitará a identificação imediata de possíveis alterações (Crédito: Divulgação )

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está em processo de modernização do seu sistema de leitura de hidrômetros e de faturamento, o que permitirá a entrega imediata das contas de água, dentro do mesmo mês de consumo, a partir de 2024.

Para que a medida seja colocada em prática, a autarquia está promovendo, já neste mês de março, ajustes nas datas de cobrança e remanejando o cronograma de leitura nos próximos meses. “Em síntese, o usuário estará pagando pelo que consumiu exatamente naquele mês. Por exemplo, o consumo referente a janeiro de 2024 será medido no fim deste mesmo mês e cobrado em fevereiro. Isso possibilitará, inclusive, a identificação, de forma imediata, de possíveis alterações, otimizando o tempo de resolução”, explicou o diretor-geral do Saae, Tiago Suckow.

No momento, a autarquia já trabalha com a entrega simultânea da fatura, em que, após a leitura do hidrômetro, a conta sai impressa e é entregue no local. Porém, ela é obtida referente ao que foi consumido no mês anterior. Isto é, a leitura realizada em janeiro de 2023, por exemplo, é referente ao consumo de dezembro de 2022, com o pagamento para fevereiro de 2023.

O novo sistema está previsto para começar a operar em janeiro do ano que vem, sendo que os ajustes nas datas de cobrança é um pré-requisito para implantar o novo modelo, da maneira mais eficiente e sem incômodo à população que utiliza o serviço. Atualmente, o Saae/Sorocaba tem mais de 240 mil ligações de água ativas na cidade.

A adoção da nova metodologia é recomendada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800-770-1195 (ligação gratuita) e (15) 3224-5800, além do e-mail [email protected] ou, ainda, presencialmente nos postos nas Casas do Cidadão e na Central de Atendimento do Saae/Sorocaba, que fica no Pátio Cianê Shopping.