Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Chuva de 15 dias supera a média histórica do mês

Com registro de 309 mm até ontem, Sorocaba acumula problemas

15 de Março de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Rua João Gabriel Mendes, no Jd. Maria do Carmo, era uma das vias que continuavam cobertas de água e lama ontem
Rua João Gabriel Mendes, no Jd. Maria do Carmo, era uma das vias que continuavam cobertas de água e lama ontem (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (15/3/2023))

 

Em apenas 15 dias, Sorocaba ultrapassou a média histórica de chuva para o mês de março -- que é de 290 milímetros --, com um total acumulado de 309 milímetros desde o dia 1º. Já o volume de precipitação registrado no município nos primeiros 64 dias de 2023 atingiu 1.474 milímetros, representando o índice pluviométrico mais elevado para o período nos últimos dez anos. As consequências desses números podem ser medidas por meio dos estragos e transtornos causados desde o início de janeiro: quedas de árvores e muros, alagamentos, pessoas ilhadas e destelhamentos de residências em vários bairros.

O Cruzeiro do Sul conversou, na segunda-feira (13), com moradores do Jardim Maria do Carmo -- bairro localizado ao lado do Parque das Águas -- que perderam móveis com os temporais. Já na tarde da terça-feira (14), quando as pessoas ainda se recuperavam dos transtornos ocorridos no dia 10, choveu novamente. Na data, o acumulado foi de 66 milímetros. Por conta disso, o nível do rio Sorocaba voltou a subir e, mais uma vez, a cidade teve problemas com alagamentos e trânsito intenso em diversas regiões.

Os reflexos dos problemas ainda eram visíveis na tarde de ontem (15), quando a avenida Dom Aguirre, na região do Parque das Águas, continuava interditada. A água já havia baixado na via, porém, o local estava sujo, com bastante lama. O trânsito de veículos também não havia sido liberado na avenida Quinze de Agosto -- entre as ruas João Ribeiro de Barros e Antônio Roque Rodrigues -- devido a pontos com alagamentos. As ruas Ingrácia Angrisani Gomes e João Gabriel Mendes, no Jardim Maria do Carmo, também, permaneciam cobertas de água e lama. Situação semelhante persistia no início da rua Maria do Carmo Mendes -- travessa da João Gabriel.

A administração municipal informou que equipes de servidores prosseguem focadas nas ações de prevenção e reparação, como bombeamento de água, limpeza de vias e manutenção de estradas de terra. Elas ocorrem, sobretudo, ao longo da avenida Dom Aguirre, assim como nas regiões do Parque das Águas, Jardim Santa Lucinda, Parque Vitória Régia e Brigadeiro Tobias.

Não houve registro de desalojados ou desabrigados devido às chuvas de terça-feira (14). Equipes da Secretaria de Cidadania (Secid) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), igualmente, seguem mobilizadas para amparar e dar toda assistência necessária às famílias que eventualmente precisarem.

Em caso de chuvas fortes, a Defesa Civil de Sorocaba orienta a população a procurar abrigo em um local seguro e não se arriscar trafegando pelos trechos inundados. Em situações de urgência, os moradores devem acionar o órgão através do telefone 199.

Trégua

A chuva dará uma trégua e não deve ocorrer temporais nos próximos dias em Sorocaba. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) hoje (16) será de sol com muitas nuvens e ventos fracos. A temperatura fica entre 18ºC e 29ºC. Amanhã (17) e no sábado (18), no entanto, há a possibilidade de chuvas em pontos isolados acompanhadas de ventos fracos. Nos dois dias, a mínima deverá ser de 18ºC e a máxima pode atingir 29ºC. A semana deve terminar, também, com chuvas em áreas isoladas do município. No domingo (19), a temperatura mínima deverá ser de 17ºC e a máxima de 29ºC. (Vanessa Ferranti)