Transtornos
Região do Parque das Águas continua alagada neste sábado (11)
Avenida XV de Agosto e um trecho da Dom Aguirre permanecem interditados; projeto de lei para reembolsar famílias prejudicadas pela chuva deve ser protocolado na Câmara Municipal, segundo o prefeito
Após as fortes chuvas que atingiram Sorocaba no fim da tarde de ontem (10), a região do Parque das Águas continua alagada neste sábado (11). Uma das ruas mais prejudicadas pelo temporal é a Ingrácia Angrisani Gomes, no Jardim Maria do Carmo. No momento, a avenida XV de Agosto e um trecho da Dom Aguirre, também na região do parque, permanecem interditados para o trânsito de veículos, devido ao acúmulo de água nas vias. Equipes do Saae realizam o bombeamento da água nesses pontos. A limpeza também é feita pelas equipes na avenida Afonso Vergueiro, na altura da praça da Bandeira.
De acordo com a Defesa Civil, o acumulado de chuvas neste mês de março, até a manhã deste sábado, já atinge 186 milímetros. Ontem (10), em pouco mais de uma hora, as chuvas atingiram 77 mm na região do Jardim Saira, sendo o acumulado, em apenas três dias, de 85 mm.
A Defesa Civil, a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e demais secretarias e autarquias, que integram a Operação Plano Verão, ressaltam que estão mobilizadas 24 horas por dia, para atender ocorrências das chuvas na cidade de Sorocaba. Orientações sobre como proceder em caso de chuva intensa podem ser acessadas no site da Prefeitura. Já o telefone do órgão, para situações de urgência, é o 199.
Projeto de lei
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), divulgou que irá protocolar na Câmara Municipal um projeto de lei para ajudar as famílias prejudicadas pelas fortes chuvas que atingem a cidade desde o mês de janeiro. A informação foi publicada através de um vídeo nas redes sociais. "A Prefeitura e o Saae estão fazendo obras por toda a cidade para minimizar esses impactos negativos que já duram 30, 40 anos, em Sorocaba. Mas enquanto essas obras não são concluídas, nós vamos protocolar na Câmara Municipal, esta semana, um projeto de lei que vai permitir reembolsar, de uma só vez, até dez salários mínimos para você que sofreu qualquer dano com as enchentes na cidade de Sorocaba", ressaltou o prefeito.
Temporal
A tempestade que atingiu Sorocaba na tarde de ontem (10) provocou diversos transtornos pela cidade. Além de quedas de árvores e complicação no trânsito, algumas pessoas ficaram ilhadas. Com o transbordamento do rio Sorocaba, as pistas da avenida Dom Aguirre ficaram inundadas. Uma mulher, que estava presa dentro de um carro submerso em uma das pistas, precisou ser resgatada pela Guarda Civil Municipal (GCM). Motoristas que estavam próximo à praça da Bandeira, no Centro, passaram pela mesma situação. Nos terminais de ônibus, passageiros se queixaram de atraso no transporte coletivo. Pelo menos 12 bairros do município tiveram pontos de alagamento identificados. (Da Redação)