Sorocaba
Venda de ovos de Páscoa deve crescer até 40%
Comércio se preparou para demanda aumentando os estoques e antecipando a montagem de parreiras
Neste ano, as vendas de ovos de chocolate na Páscoa devem ter um aumento de até 40% em relação a 2022. A perspectiva é de estabelecimentos de Sorocaba. Com menos de um mês para a data que será celebrada no dia 9 de abril este ano, consumidores já analisam o melhor custo-benefício e buscam a melhor data para comprar os tradicionais ovos de chocolate. A montagem de parreiras com o produto começou no mês passado em vários mercados da cidade.
De acordo com Marcos Souza, gerente de uma loja de atacarejo de Sorocaba, há dois comportamentos de consumidores, um que realiza as compras de ovos de Páscoa durante o mês de março e outro que deixa para fazer isso na semana que antecede a data, ou durante a semana da celebração.
Souza explica que, especialmente na cidade, o estabelecimento espera um aumento de 40% nas vendas de ovos de chocolate em relação ao ano passado. Conforme ele, a loja iniciou a montagem das parreiras com os ovos de Páscoa ainda em fevereiro. “Geralmente não sobram ovos de chocolate após o domingo de Páscoa”, afirma o gerente.
Por sua vez, o gerente comercial de mercearia de uma rede de supermercados com unidades em Sorocaba, Eder Fernandes, acredita que as vendas de Páscoa devem crescer cerca de 10%. Fernandes afirma que, as vendas devem ser maiores do que o mesmo período do ano passado, já que, em 2022, os estoques se esgotaram antes da data, devido à alta demanda. “Neste ano pretendemos ter produtos suficientes para não sofrer com essa falta, além de reforçarmos as compras da linha regular de chocolates, que é a grande aposta das indústrias para o período”, finaliza o gerente.
Pesquisa
A analista de logística Patrícia Cristina Moía e o bombeiro civil Leandro Vanni Ribeiro planejam comprar os ovos de chocolate ainda neste mês. Segundo o casal, pesquisar preços e buscar um bom custo-benefício são formas de economizar, pois também desejam presentear vários familiares.
Já a cabeleireira Andresa Pieroni Ramos prevê que os preços dos ovos de Páscoa neste ano estarão “salgados”. Ela destinará os ovos de chocolate para parentes e comenta que como há várias pessoas na família, geralmente costuma fazer e personalizar o produto algumas semanas antes da data para economizar.
O dj Altair de Andrade também pensa em comprar os ovos de Páscoa antes da data, para evitar pagar mais caro. Para economizar, ele pretende pesquisar preços do produto. Andrade prioriza o lado lúdico da Páscoa, então prefere comprar os ovos de chocolate para manter a simbologia da data. Este ano, o dj pretende comprar dois ovos de Páscoa, um para o filho e o outro para a esposa.
Variedades
As barras de chocolate ou ovos caseiros são opções para substituir o tradicional ovo de Páscoa industrializado. De acordo com a confeiteira artesanal autônoma, Cleonice de Queiroz, com 1 kg de chocolate é possível fazer dez ovos de Páscoa caseiros, sendo 100 gramas (g) para cada casca. Para esse ano, a confeiteira espera vender mais de 100 unidades. No mesmo período de 2022, ela vendeu cerca de 60 ovos, desde os de 50 g até os de 1 kg, além dos recheados e os de colher.
Segundo a confeiteira, a procura por ovos caseiros de chocolate na data é grande. Segundo ela, além dos preços mais em conta, os consumidores podem escolher o tamanho e montar o recheio que desejarem. (Inaiê Mendonça - programa de estágio)
Galeria
Confira a galeria de fotos