Sorocaba
BOS tem números recordes nas doações e transplantes em 2022
Ao todo foram realizados mais de 431 mil atendimentos, destes, 60% pelo SUS
O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) registrou recorde no número de atendimentos no ano de 2022. Ao todo foram realizados mais de 431 mil atendimentos, destes, 60% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Sabemos da dificuldade que está tendo no país, onde muitos serviços de captação fecharam e ainda não retomaram às atividades. Mesmo com as dificuldades, as doações aumentaram, consequentemente, o número de transplantes também. Isso difere da realidade do Brasil nesses últimos anos”, comenta Edil Vidal, superintendente do BOS.
O BOS ainda recebeu mais 14 mil córneas e realizou mais de 2540 transplantes -- números recordes na história do hospital. Os procedimentos atenderam a rede pública e privada. A grande razão para a recuperação foi a criação de protocolos de atendimento, investimento na telemedicina e trabalho da equipe de planejamento para conseguir atender uma parte da demanda reprimida por conta da pandemia.
“Desde o início da pandemia, estamos trabalhando de forma estratégica, até com a implementação da telemedicina para dar manutenção do atendimento e consequentemente, os nossos números aumentaram de uma forma considerável por se tratar de um período ainda crítico”, finaliza Vidal.
Doação de córnea
Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ser doador de córnea, o BOS promove a campanha "Quem ama doa". A prática tem ajudado a zerar a fila de transplantes, que já chegou a cinco anos de espera por paciente.
O Banco de Olhos de Sorocaba fica na Praça Nabek Shiroma, n.º 210, no Jardim Emília. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou pelo telefone: (15) 3212-7000. (Da Redação com informações do BOS)