Boomerang
Polícia Civil prende grupo criminoso durante operação em Sorocaba
Líder da quadrilha é o mentor de um dos maiores roubos ocorridos em território nacional, em 2008, na Pinacoteca do Estado de São Paulo
A Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba prendeu um grupo voltado a prática de diversos crimes na cidade, entre eles, o controle do tráfico de drogas da Vila Carol e região. Quatro mandados de prisão temporária foram cumpridos pela equipe na manhã desta quinta-feira (2).
Entre os detidos está o líder da quadrilha, que também é mentor de um dos maiores roubos ocorridos em território nacional, em 2008, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Na ocasião, foram subtraídas obras de valores milionários. Na ação também foram localizadas várias porções de drogas e uma caneta metálica capaz de efetuar disparos de munições de calibre 22.
De acordo com a Polícia Civil a investigação ocorreu em seis meses. Durante os trabalhos, os policiais identificaram, ainda, o planejamento de roubo contra uma agência bancária na cidade de Sorocaba. Além disso, a quadrilha também aplicava a “disciplina” do bairro Vila Carol, ou seja, o controle de condutas de criminosos e também de populares que, em tese, infringissem as regras de comportamento estabelecidas. Com isso, as pessoas estariam sujeitas a ordens de punições verbais e até agressões físicas, conforme o comportamento delas.
A operação Boomerang, que contou com 10 viaturas e 34 policiais civis, foi assim batizada em alusão à diversidade de crimes praticados pelo grupo criminoso. demonstrando dessa forma, a sensação de impunidade por parte dos suspeitos, uma vez que acreditavam que não teriam o retorno merecido decorrente do mal praticado contra a sociedade. Dessa forma, este “retorno” (Boomerang) está sendo dado pela Polícia Civil, com o efetivo fim nas atividades criminosas do grupo. (Da Redação)
.
Galeria
Confira a galeria de fotos