Buscar no Cruzeiro

Buscar

Solidariedade

Campanha de arrecadação em Sorocaba ajuda vítimas das chuvas no litoral norte

Município arrecada mais de 20 toneladas de alimentos e 5 mil litros de água para vítimas

23 de Fevereiro de 2023 às 19:06
Wilma Antunes [email protected]
Campanha de arrecadação em Sorocaba ajuda vítimas das chuvas no litoral norte
Campanha de arrecadação em Sorocaba ajuda vítimas das chuvas no litoral norte (Crédito: Wilma Antunes)

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) mobilizou a população sorocabana para ajudar as vítimas das chuvas que atingiram o litoral norte do Estado. Em uma ação realizada em apenas dois dias, foram arrecadados mais de 20 toneladas de alimentos, 5 mil litros de água, 50 colchões e mais de 100 caixas de roupa. O caminhão carregado com os itens doados partiu do prédio do FSS, na tarde desta quinta-feira (23), rumo à Defesa Civil de São Paulo.

A iniciativa contou com a participação de funcionários da Cooperativa de Egressos e Familiares de Sorocaba (Coopereso), que ajudaram a colocar as doações no caminhão. Também acompanharam a mobilização, a Defesa Civil de Sorocaba, Guarda Civil Municipal (GCM), vereador João Donizeti (PSDB), além do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e da primeira-dama Sirlange Maganhato (PL).

A entrega das doações às vítimas será realizada com o apoio da Polícia Militar e do Exército, que utilizará um helicóptero para pousar em bairros isolados. O chefe do Executivo Municipal destacou a importância da mobilização da população para ajudar aqueles que foram afetados pelas chuvas.

"O Brasil todo está comovido com essa tragédia, tem bairros inteiros que precisam ser reconstruídos. Sorocaba está fazendo a sua parte. Temos um povo bondoso, amoroso, que ajuda o próximo. O cenário é de guerra, uma tragédia. Mas, com a união de todos, vamos superar isso”, afirmou.

49 mortos

As chuvas históricas que ocorreram no último final de semana (dias 18 e 19) na região litorânea norte de São Paulo resultaram em um total de 49 mortos, sendo 48 em São Sebastião e 1 em Ubatuba. A atualização do número de vítimas foi divulgado nesta quinta-feira pelo governo paulista.

Entre as vítimas, 38 já foram identificadas e seus corpos liberados para o sepultamento, sendo 13 homens, 12 mulheres e 13 crianças. Dentre as vítimas, encontravam-se membros de várias famílias, incluindo pais, filhos, irmãos e primos.

Ação continua

A presidente do FSS, Rosangela Perecini, ressaltou que a ação solidária em prol das vítimas do litoral norte continua até esta sexta-feira (24). Embora o município tenha recebido uma resposta positiva dos sorocabanos, alguns itens como leite, produtos de higiene pessoal e de limpeza estão em falta. Um novo caminhão está programado para descarregar as doações, novamente, na próxima sexta (3).

O Fundo Social não aceita nenhum tipo de doação em dinheiro. As pessoas que quiserem fazer doações devem ir até o FSS, que fica na avenida Rudolf Dafferner, número 96, ou entrar em contato pelo telefone (15) 3238-2503. (Wilma Antunes)