Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol

Decisão por realizar a partida foi definida em conjunto, diz técnico do Ituano

Jogo contra o Santo André aconteceu no domingo (19), um dia após a morte do goleiro Jian Kayo Gomes Soares, de 21 anos

20 de Fevereiro de 2023 às 11:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Com a conquista, o Galo passa para a terceira posição do Grupo C
Com a conquista, o Galo passa para a terceira posição do Grupo C (Crédito: Miguel Schincariol/ Ituano)

Apesar da morte do goleiro do Ituano, Jian Kayo Gomes Soares, de 21 anos, no sábado (18), o time jogou no domingo (19), no estádio Novelli Júnior, em Itu, a partida válida pela 10º rodada do Campeonato Paulista. A equipe venceu o Santo André por 2 a 0. Aos 18 minutos do primeiro tempo, a bola bateu no braço de Matheus Mancini e o arbitro deu pênalti, marcado por Rafael Silva. O segundo gol chegou nos acréscimos do primeiro tempo. Quem ampliou o placar foi Eduardo Person. Com a conquista, o Galo passa para a terceira posição do Grupo C, com nove pontos. Essa é a segunda vitória do Rubro-Negro na competição.

Em nota divulgada pelo Clube, o técnico do Ituano, Gilmar Dal Pozzo, informou que a decisão por realizar a partida após o falecimento do atleta foi definida em conjunto com os outros jogadores. "Foi uma maneira diferente para este jogo. Estávamos jantando no hotel, quando recebemos a notícia. O técnico tem que ser o líder. Fui o porta-voz de passar esta notícia para os atletas. Foi um choque para mim, mas, ao mesmo tempo, o líder tem que ser forte para passar força para o elenco naquele momento”, disse.

“Fizemos uma oração e conduzimos da melhor forma possível. A gente sabia que, de ontem para hoje, só o silêncio acalmaria o nosso coração. Hoje pela manhã, nós tivemos uma conversa muito franca com os atletas para tomarmos uma decisão em conjunto sobre a realização da partida, respeitando o sentimento dos atletas. Alguns deles têm uma afinidade maior. E a gente tomou uma decisão sobre aquilo que imaginávamos que o Jian queria que nós decidiríamos naquele momento. Já tínhamos um problema que era a tristeza. Ou a gente abaixa a cabeça e deixava o Jian mais triste onde ele está neste momento, ou a gente enfrentava o problema de frente, fazendo um grande jogo”, reiterou o treinador.

No texto, Dal Pozzo explica, ainda, que, apesar da perda, a equipe precisou montar a estratégia de jogo. “Aí, já não era mais emoção, e sim a razão. Se quiséssemos ser felizes com o resultado, teríamos que produzir mais que o adversário. E fizemos um jogo muito seguro", pontuou. (Vanessa Ferranti)

A morte

JIAN KAYO GOMES SOARES - Reprodução/ Ituano FC
JIAN KAYO GOMES SOARES (crédito: Reprodução/ Ituano FC)

Jian Kayo Gomes Soares foi encontrado sem vida, em casa, na noite de sábado (18). O falecimento foi comunicado pelo time de Itu na manhã de domingo (19). Ainda não há informações sobre o que teria causado a morte do atleta.

Nascido no Paraná, Jian chegou a Itu para jogar o Sub-20 em 2021 e foi titular no Campeonato Paulista do mesmo ano, assim como na Copinha e Paulista do ano passado. Promissor e de qualidade, o jovem foi promovido ao elenco profissionais em 2023 e atuava como terceiro goleiro.

Nas redes sociais, o Ituano lamentou o caso. "Lamentamos profundamente esta grande perda, direcionando nossas orações a ele, sua família e amigos. Estamos prestando todo o apoio e atenção necessários aos familiares neste momento de profunda dor. Assim que possível, após liberação pelas autoridades e pela família, divulgaremos informações adicionais".

Outros times da região e instituições também prestaram homenagens. O Esporte Clube São Bento manifestou condolências e desejou "que Deus conforte todos os amigos e familiares". Já mesmo foi publicado pelo Sindicato dos Atletas escreveu que "a entidade presta solidariedade aos familiares, amigos e companheiros do clube de Itu". (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos