Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Sorocaba terá Carnaval sob forte chuva

Inmet e Defesa Civil Estadual alertam para temporais, alagamentos e ventos de até 100 km/h

18 de Fevereiro de 2023 às 22:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Frente fria deixa a temperatura mais amena, mas aumenta a possibilidade de chuvas fortes
Frente fria deixa a temperatura mais amena, mas aumenta a possibilidade de chuvas fortes (Crédito: CEZAR RIBEIRO (18/2/2023))

O céu “carrancudo” e a chuva prosseguem em Sorocaba durante o Carnaval. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para precipitações intensas na cidade neste domingo (19). Para segunda (20) e terça-feira (21) estão previstos alguns períodos de sol, porém, entremeados com nuvens e temporais típicos de verão. A Defesa Civil Estadual confirmou os cálculos do órgão federal e acrescentou a possibilidade de rajadas de vento e queda de granizo em algumas áreas da região de Sorocaba.

A previsão do Inmet para Sorocaba hoje é de volume acumulado de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50/ mm/dia. Também devem ocorrer ventos fortes, com velocidade variando de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A temperatura ficará mais amena, devido a uma frente fria que se aproxima do Estado de São Paulo, trazendo mais chuva. A temperatura cai levemente e registra mínima de 17°C e máxima de 21°C. O sol aparece, mas ficará encoberto por nuvens no decorrer do dia. À tarde e à noite podem ocorrer pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

A temperatura volta a subir amanhã (20) e na terça-feira (21). Os termômetros devem oscilar entre 19°C e 30°C. No final do dia, há previsão de chuva.

Atenção dobrada

Por conta do feriado prolongado de Carnaval e do grande número de veículos em trânsito, a Defesa Civil Estadual alerta os motoristas sobre os cuidados necessários ao dirigir por trechos de pista molhada ou sob chuva. Em caso de precipitação intensa, deve-se procure lugar seguro para parar o carro. Também não se deve sair do veículo em caso de enxurrada. “Mantenha distância segura do veículo à frente. Use farol baixo, reduza a velocidade gradativamente e não freie bruscamente. Em caso de aquaplanagem, mantenha o volante reto, pare de acelerar e não freie”, orienta o órgão.

“Se a diversão for em praias, rios, cachoeiras ou em bloquinhos, lembre-se que locais abertos são mais propensos à queda de raios. Em caso de tempestades se aproximando, procure um local coberto e proteja-se. Em cachoeiras, é comum a ocorrência da cabeça d’água, fenômeno que provoca o aumento repentino do volume d’água. Portanto, fique atento aos sinais para não ser pego de surpresa: mudança de cor da água normalmente fica mais escura -, surgimento de folhas, galhos e pedras rolando pelo rio. (Da Redação)