Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em São Roque

Polícia Civil prende hacker que furtava dados de moradores da cidade

O investigado comercializava, além de dados, ‘packs’ de cartões de crédito clonados e uma apostila ensinando a aplicar golpes cibernéticos

10 de Fevereiro de 2023 às 15:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
Polícia Civil
Polícia Civil prende hacker que furtava dados de moradores da cidade (Crédito: Divulgação)

A Polícia Civil de São Roque (Deinter 7), durante ação de campo de polícia judiciária nos municípios de Curitiba e Morretes, no Estado do Paraná, prendeu um hacker que, através da rede mundial de computadores, furtava dados sigilosos de moradores da cidade.

A operação, denominada "Black Hat”, teve início em 2021, depois que vários Boletins de Ocorrências foram registrados noticiando que as vítimas tiveram seus dados pessoais subtraídos e compras "online" foram realizadas em seus nomes, com os produtos entregues em endereços de terceiros.

Durante o trabalho de investigação, duas pessoas que receberam as compras foram identificadas e com elas os policiais civis apreenderam pares de tênis, fone de ouvido, cervejas, relógios, entre outros objetos. Elas confessaram que realizavam compras na internet com dados de pessoas desconhecidas, adquiridos de um hacker conhecido como "BL3ND3R”. Além de dados de terceiros, o investigado também comercializava "packs" de cartões de crédito clonados, assim como uma apostila ensinando a aplicar golpes cibernéticos sem ser descoberto.

Por meio do trabalho de inteligência policial, os agentes conseguiram identificar o hacker e acompanharam sua rotina por aproximadamente um ano e meio. Nas redes sociais ele e a namorada ostentavam uma vida de luxo. Diante das provas coletadas, a autoridade policial representou pelos mandados de busca e apreensão domiciliar que foram deferidos pelo Poder Judiciário.

Na última segunda-feira (6), policiais civis de São Roque, com apoio de policiais civis paranaenses, deram cumprimento às ordens judiciais. O hacker "BL3ND3R” foi preso, e as equipes apreenderam dinheiro e diversos equipamentos.

Os suspeitos serão responsabilizados por associação criminosa e furto qualificado por fraude com utilização de meio eletrônico. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos com os crimes. (Da Redação)