Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Ipem-SP realizará verificação de radar na rodovia Raposo Tavares

Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação

10 de Fevereiro de 2023 às 14:02
Cruzeiro do Sul [email protected]
Verificação do radar será feita na próxima segunda-feira (13)
Verificação do radar será feita na próxima segunda-feira (13) (Crédito: Divulgação/Ipem)

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) fará na próxima segunda-feira (13), às 9h, em Sorocaba, uma verificação metrológica no radar instalado na rodovia Raposo Tavares (SP-270), na altura do quilômetro 84.

O objetivo é verificar se a leitura dos radares -- instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito -- está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

Em 2022, o Ipem-SP verificou 9.774 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo. A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional de Sorocaba. (Da redação, com informações do Ipem)