, defesa civil , alerta, previsão, tempestade , região, de sorocaba, chuva
Defesa Civil alerta para previsão de tempestade na região de Sorocaba
Segundo o órgão, há risco de chuvas de até 125 milímetros, entre este sábado (4) e terça-feira (7)
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que há previsão de tempestade na região de Sorocaba entre este sábado (4) e terça-feira (7). Segundo o órgão, pode chover até 125 milímetros.
Conforme a Defesa Civil, as chuvas serão intensas e contínuas, acompanhas por descargas descargas elétricas, fortes rajadas de vento e até granizo, em algumas regiões do Estado. Diante desse cenário, o órgão recomenda atenção especial às áreas mais vulneráveis. Isso porque pode haver risco de deslizamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo. Em caso de emergência, deve-se acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Alertas
Além de Sorocaba, o alerta de chuvas de até 125 milímetros abrange a região de Campinas e o Vale do Paraíba. Outras locidades também estão em atenção. No Vale do Ribeira e na região de Itapeva, o acumulado pode chegar a 150 mm. Para o litoral norte de São Paulo e na Serra da Mantiqueira, espera-se 90 mm. A Baixa Santista deve registrar indíce pluviométrico de 85 mm. Na capital paulista e Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a previsão é de 70 mm.
Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu dois alertas de chuvas fortes para Sorocaba. Um indica perigo, devido à possibilidade de tempestade até as 10h deste sábado (4). De acordo com o instituto, as chuvas devem ficar entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm por dia. Ainda pode haver ventos intensos, de 60 a 100 quilômetros por hora, e granizo. Esse clima, informa o Inmet, gera risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
Perigo potencial
Já o outro informe aponta perigo potencial, por conta da expectativa de chuvas intensas entre 20 e 30 milímetros por hora no mesmo período. Além disso, são esperados ventos intensos, de 40 a 60 quilômetros por hora. Conforme o órgão meteorológico, nesse caso, há baixo risco de corte de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. (Da Redação)