Câmara de Sorocaba
Nesta quinta-feira (2) começa mais um ano legislativo
Primeira sessão da Câmara define novos membros das comissões
As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Sorocaba voltam a ser realizadas amanhã (1º). A primeira plenária do ano definirá os novos membros das comissões permanentes do Poder Legislativo. A eleição é a única atividade prevista na ordem do dia, embora a Casa de Leis já conte com 883 indicações protocoladas por vereadores somente neste mês de janeiro. Os demais projetos começarão a ser apreciados a partir da próxima terça-feira (7).
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da instituição, a Câmara conta com 21 comissões permanentes. Esses órgãos legislativos são constituídos por grupos de vereadores responsáveis por examinar e avaliar assuntos específicos dentro do âmbito municipal, com o objetivo de auxiliar o plenário na tomada de decisões. Algumas das funções dessas comissões incluem: análise de projetos de lei, fiscalização da administração pública local, realização de audiências públicas, entre outras.
As comissões
Os parlamentares disputarão vagas na Comissão de Cidadania, Direitos Humanos, Defesa Consumidor; Comissão de Ciência e Tecnologia; Comissão de Cultura e Esportes; Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias; Comissão de Educação e Pessoa Idosa; Comissão de Empreendedorismo, Trabalho, Capacitação e Geração de Renda; Comissão de Ética e Decoro Parlamentar; Comissão de Habitação e Regularização Fundiária; Comissão de Justiça; Comissão de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais; Comissão de Obras, Transportes e Serviços Públicos; Comissão de Redação; Comissão de Saúde Pública; Comissão de Segurança Pública; Comissão de Turismo; Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude; Comissão de Acessibilidade e Mobilidade; Comissão de Agricultura e Abastecimento; Comissão dos Direitos da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial.
Atualmente, segundo portal da Câmara, o único órgão que, por enquanto, está preenchido é a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Quem compõe o grupo são os vereadores Cristiano Passos (Republicanos), como presidente; Cícero João (PSD), Dylan Dantas (PSC), Fausto Peres (Podemos), Fernanda Garcia (Psol), Fernando Dini (MDB), Cláudio Sorocaba (PL), Hélio Brasileiro (PSDB), Iara Bernardi (PT), Vinícius Aith (PRTB), Rodrigo do Treviso (União Brasil) e Salatiel Hergesel (PDT).
Novo vereador em março
O suplente Caio Manga deverá assumir a cadeira de Vitão do Cachorrão (Republicanos), vereador eleito para deputado estadual nas eleições gerais do ano passado, somente em março. Isso porque os parlamentares tomarão posse na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) somente no dia 15 daquele mês. A expectativa é que Vitão renuncie o cargo no dia 10 e Caio assuma o cargo na Câmara no dia 13. (Wilma Antunes)