Segundo ano consecutivo
Facens é considerada a instituição de ensino superior privada mais sustentável do Brasil
Classificação é baseada em indicadores distribuídos em seis categorias – ambiente e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, resíduos, água, transporte e educação
O Centro Universitário Facens foi considerado no ranking global do UI GreenMetric 2022 a instituição de ensino superior particular mais sustentável do Brasil, pelo segundo ano consecutivo. Com resultados ainda melhores do que em 2021, neste ano a Facens manteve-se em 1º lugar em Sorocaba, ocupando o Top 3 do Estado de São Paulo e conquistando a 6ª posição entre instituições públicas e particulares do Brasil. Globalmente, a Facens está entre as 20% das universidades mais sustentáveis do mundo, considerando um total de 1050 universidades participantes do ranking nesse ano.
O UI GreenMetric é o primeiro ranking de universidades do mundo que mede esforços por sustentabilidade sob a perspectiva dos pilares social, ambiental e econômico. Este ano, o questionário UI GreenMetric procurou abordar os impactos sociais, culturais e econômicos que as universidades podem proporcionar para a comunidade no empenho de planejar um campus sustentável. A classificação é baseada em indicadores distribuídos em seis categorias – ambiente e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, resíduos, água, transporte e educação.
“A Facens sempre teve enorme preocupação com a sustentabilidade e o pilar é incorporado em todos os setores da instituição, inclusive no conteúdo de todas as disciplinas. A cada ano buscamos melhorar e ampliar ainda mais nossos processos sustentáveis e continuamos sendo reconhecidos globalmente por isso. É mérito de cada colaborador e aluno da Facens”, afirma Vitor Belota, gerente de sustentabilidade.
Desde o início da participação no UI GreenMetric ranking, em 2020, a Facens já subiu 57 posições no ranking global em relação aos anos anteriores. A conquista é ainda maior considerando-se que a cada ano o número de universidades participantes só tem aumentado. Em 2020, 912 instituições de ensino superior participam do ranking, em 2021 foram 956 e neste ano foram 1050, sendo 39 brasileiras. (Da redação)