Buscar no Cruzeiro

Buscar

Infraestrutura

Obra abandonada causa transtorno no acesso ao Jardim Saira

Segundo os reclamantes, a intervenção prejudica a mobilidade e até ações cotidianas, como o recebimento de entregas, e gera insegurança

30 de Janeiro de 2023 às 23:01
Vinicius Camargo [email protected]
A rua, anteriormente asfaltada, virou um córrego com as chuvas de verão
A rua, anteriormente asfaltada, virou um córrego com as chuvas de verão (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Moradores, comerciantes e condutores enfrentam transtornos devido a uma obra na rua João Guariglia, no limite entre a Vila Rica e o Jardim Saira, na zona oeste de Sorocaba. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) retirou o asfalto e abriu uma espécie de valeta profunda no trecho da via que divide os dois bairros. Com as chuvas, se encheu de água. Segundo os reclamantes, a intervenção prejudica a mobilidade e até ações cotidianas, como o recebimento de entregas, e gera insegurança. Conforme os moradores do local, a obra está parada há dias.

De acordo com o aposentado João de França, de 72 anos, morador da Vila Rica, os serviços começaram há cerca de um mês. Antes do início, conta, o Saae distribuiu panfletos nas casas, nos quais avisava sobre a intervenção e pedia desculpas pelos transtornos. Contudo, segundo ele, o material não esclarecia o intuito do serviço. França também diz que, mesmo durante os serviços, os trabalhadores não foi passada qualquer informação nesse sentido.

Conforme a aposentada Rosa Ferreira, de 80 anos, que vive no mesmo bairro, durante 15 dias, uma máquina retroescavaeira tirou o asfalto, cavou a valeta e aterrou com pedrisco. Depois, nada mais foi feito. “Está tudo parado há uns 15 dias”, informou. Quando a reportagem esteve no local, por volta das 14h50 de ontem (30), realmente não havia movimentação na obra.

Enquanto isso, a situação gera problemas. Para França, o reflexo no trânsito é o principal. Devido à interdição da rua, está mais complicado para os moradores da Vila Rica acessarem o Jardim Saira vice-versa, tanto de carro, quanto a pé. “Tem que fazer o retorno no posto de gasolina lá em cima (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes), a cerca de 500 metros”, informou.

Outro ponto bloqueado é o cruzamento da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no sentido bairro, altura do número 1.100, que dá acesso aos dois bairros.Também está fechado o final da João Guariglia do lado do Jardim Saira.

Já Rosa aponta as dificuldades para conseguir carros de transporte por aplicativo como outra dificuldade. Segundo ela, por não conseguirem atravessar, muitos motoristas cancelam as corridas. Pelo mesmo motivo, pedir comida via delivery tornou-se um desafio. “Quando chegam aqui, os entregadores voltam para trás”, comentou. O cenário, completa, afeta, igualmente, as vendas dos comerciantes.

Para a moradora, a insegurança é mais uma consequência. De acordo com ela, a placa indicativa de obras do seu bairro foi furtada. Além disso, vândalos quebraram as balizas instaladas na Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes para impedir o trânsito. Por conta dessas ações, os residentes temem invasões a suas residências. “Enquanto a máquina estava aqui, tinha guarda. Depois que a máquina foi embora, acabou”, falou.

Saae explica

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba informa que a obra para substituição da travessia sobre o córrego no bairro Vila Rica “teve início no dia 27 de dezembro de 2022, atendendo demanda antiga dos moradores e contando com a presença de vários munícipes no local, com prazo previsto de 90 dias para entrega. A intervenção visa contribuir na drenagem da área e, dessa forma, prevenir e combater alagamentos na região.”

A autarquia explica que, atualmente, “a obra se encontra na fase de assentamento das aduelas e, devido às chuvas e à elevação do nível desse córrego, os trabalhos serão continuados o mais brevemente possível, assim que essas condições climáticas permitirem. No local, as vias necessárias tiveram desvios momentâneos para a segurança de todos os agentes que compõe a mobilidade urbana e, para quem utiliza essa passagem, existem duas alternativas de desvio, muito próximas ao local, tanto pela rua Marcelo Scotto, quanto pela Rua Elza Salvestro Bonilha.” (Vinicius Camargo)