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Transporte

Táxis estão cada vez mais ‘sumidos’ em Sorocaba

Isso não significa que não existam profissionais utilizando os pontos de táxi, mas demonstra a queda do serviço na cidade

27 de Janeiro de 2023 às 00:16
Wilma Antunes [email protected]
Em alguns horários, os pontos de táxis ficam completamente vazios. De acordo com a Urbes, o motivo é a multiplicação dos aplicativos
Em alguns horários, os pontos de táxis ficam completamente vazios. De acordo com a Urbes, o motivo é a multiplicação dos aplicativos (Crédito: ARQUIVO / JCS)

Os pontos de táxi de Sorocaba já não são tão movimentados como eram no século passado e no início dos anos 2000. Os dispositivos luminosos que estampam a palavra “Táxi” em cima dos veículos são, pouco a pouco, substituídos pelas telas dos smartphones.

Com apenas alguns toques e um bom sinal de internet, é possível solicitar uma viagem para qualquer destino, desde que esteja dentro dos limites do aplicativo. Além disso, existe a possibilidade de escolher carros mais espaçosos, com ar-condicionado e até mesmo a opção de uma viagem silenciosa, sem conversa com o motorista. No entanto, o crescimento dessas plataformas de carros de carona, nos últimos anos, resultou na diminuição da procura pelo serviço de táxis.

Uma das maiores empresas da área de carona começou a funcionar em Sorocaba no ano de 2016. Segundo a Urbes - Trânsito e Transportes, empresa pública vinculada à Prefeitura Municipal, a chegada desses aplicativos está diretamente ligada à queda da ocupação dos taxistas. Atualmente, a cidade conta com 299 táxis em atividade, distribuídos por 68 pontos do município.

Apesar disso, encontrar um táxi na cidade, hoje em dia, é uma tarefa difícil. Isso porque, já no fim da tarde, começa a diminuir a circulação desses carros nas vias. A reportagem esteve ontem (26), por volta das 18h, em dois pontos de táxis de Sorocaba -- praça Jardim do Tropeiro, na Vila Haro; e praça Arthur Fajardo (Canhão), no Centro -- e não encontrou nenhum veículo desse tipo.

Isso não significa que não existam profissionais utilizando os pontos de táxi, mas demonstra a queda do serviço na cidade, que foi confirmado pela própria municipalidade. Conforme a Urbes, há estudos realizados pela empresa, juntamente ao sindicato da categoria, para padronizar o layout da frota. Outra medida analisada é a ampliação do número de autorizações para a realização desse serviço.


Benefícios e regras


A categoria conta com algumas vantagens, como isenção dos tributos que incidem sobre a comercialização de veículos, o que reduz o investimento para aquisição da ferramenta de trabalho. Outro benefício é a isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

“A partir de levantamento apurado pelo sindicato, com a chegada do serviço de transporte por aplicativos, houve, de fato, queda na procura pelos serviços de táxi. O serviço é regulamentado por decreto municipal, que estabelece, inclusive, regras para a transferência da autorização para atuar como taxista”, explicou a administração pública. O decreto citado pela Prefeitura é o nº 21.522/2014, que trata sobre o regulamento dos serviços de transporte individual de passageiros.

O texto traz uma série de regras e diretrizes para a atuação de taxistas na cidade, como a condição básica: “somente poderão ser utilizados nos serviços de táxi os veículos devidamente cadastrados na Urbes”. A empresa destacou que novas licenças somente podem ser obtidas a partir de abertura de Edital de Chamamento, ou seja, um motorista comum não pode se tornar taxista do dia para a noite, de forma legal. Além disso, os taxistas que já estão em atividade precisam renovar o alvará todos os anos. (Wilma Antunes)