Solidariedade
Associação Obra do Berço apresenta novidade em fevereiro
Há 72 anos, Organização Não Governamental ajuda gestantes pobres

A Associação Obra do Berço, de Sorocaba, passará a oferecer palestras informativas e café da manhã para as gestantes assistidas pela entidade. As novidades terão início a partir de 1º de fevereiro deste ano, quando a instituição retomará os atendimentos. A Organização Não Governamental (ONG) auxilia mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social.
Segundo a presidente da associação, Maria Angela Biaggioni Diniz Albino, de 70 anos, a entidade busca ajudar as gestantes nas mais diversas questões relacionadas à gravidez, desde 1951, quando foi fundada. “É um suporte em todos os sentidos: social, psicológico, jurídico, médico”, disse Maria Angela.
Ainda conforme Maria Angela, as mulheres chegam ao projeto encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Policlínica, bem como por indicação. Ela afirma que a maioria se encontra tensa e preocupada, por sequer ter dinheiro para comprar o enxoval. Por isso, umas das principais ações da Obra do Berço é a doação de enxovais completos. De acordo com a presidente, o kit é suficiente para uso até os dois meses de vida do bebê.
Além de recursos financeiros, informa Maria Angela, as gestantes também carecerem, muitas vezes, de informação e atendimento especializado em várias áreas. Dessa forma, é oferecida também uma rede de apoio. São orientadas a, por exemplo, acionar a Procuradoria Geral do Estado (PGE) quando o pai não quer reconhecer a paternidade ou pagar pensão. Nos casos de abusos ou violência doméstica, a ONG as direciona para o Centro de Referência da Mulher (Cerem) ou abrigos, até o agressor ser retirado da casa.
Já se houver problemas na gravidez, a associação faz contato e procura atendimento médico junto às UBSs e à Políclinica. Para aquelas emocionalmente abaladas, provê acompanhamento psicológico. E, nas situações de falta de comida, ajuda a providenciar cestas básicas. “(O objetivo) é esclarecimento dos direitos dela e da criança que ela está gestando. Ela tem que saber que tem direitos”, explicou Maria Angela.
Novidades
A partir de fevereiro, além de tudo isso, as grávidas terão palestras informativas com quatro especialistas das áreas de obstetrícia e odontologia. Duas enfermeiras obstetras falarão sobre o momento do nascimento do bebê, como funciona o trabalho de parto, amamentação, darão dicas de como cuidar da criança, dentre outros assuntos. Já uma médica obstetra abordará, especificamente, todos os pontos a respeito da hora do parto. Uma dentista infantil, por sua vez, ensinará as mães a cuidar dos dentes dos filhos.
Outra novidade será a oferta de café da manhã. O intuito é reduzir a carência alimentar, segundo Maria Angela.
Conquista
Paralelamente à ampliação dos serviços, a Obra do Berço alcançou, recentemente, mais uma conquista. Anteriormente, a sede ficava na rua Capitão José Dias, 95, no Centro. Há seis meses, porém, foi transferida para um prédio na rua Machado de Assis, 29, perto do anterior. A mudança foi possível graças à venda, em 2022, de um terreno no bairro Nova Sorocaba doado à organização assistencial em 1972. Com o valor recebido, a instituição comprou o novo espaço. No anterior, funciona o bazar. Com isso, a entidade ampliou a sua estrutura e, agora, opera de dois prédios.
Quem recebe atendimento
Os atendimentos são oferecidos, exclusivamente, a moradoras de Sorocaba que estejam no oitavo mês de gravidez. Para ser contemplada, a interessada também deve realizar o pré-natal na rede pública de saúde. O auxílio é prestado sempre às quintas-feiras, para, em média, 15 gestantes, conforme Maria Angela. Por ano, completa ela, cerca de 720 são beneficiadas. Primeiramente, elas passam por uma triagem com uma assistente social, para a identificação de suas demandas. Depois, recebem os suportes necessários.
Recursos próprios
Todo o trabalho é mantido com verba própria da instituição, vinda, principalmente, do bazar de roupas seminovas e outros itens. Associados colaboradores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, e doadores esporádicos e espontâneos são outras fontes. A entidade ainda realiza, durante o ano, eventos beneficentes, para a obtenção de recursos. A ajuda vem de outras formas de doação, pois algumas empresas contribuem com tecidos, para a confecção das peças, e alimentos. De acordo com Maria Angela, os valores arrecadados são aplicados, sobretudo, na compra dos enxovais.
Orgulho
Maria Angela não esconde o orgulho por estar à frente de uma iniciativa com essa finalidade. Para ela, não se trata de um trabalho, mas, sim, de uma felicidade e de um prazer. “No final do dia, saímos daqui cansadas, arrastando as pernas, mas é uma satisfação sabermos que as acolhemos com carinho”, falou, emocionada. “Elas ganham, mas nós ganhamos em dobro”, complementou.
Associação tem 24 voluntários
A Associação Obra do Berço possui, atualmente, 24 voluntários. Uma delas é Marina Duarte, de 60 anos. Atuante na entidade há oito anos, ela ingressou por ser identificar com a causa. Hoje, é uma das responsáveis pela curadoria dos produtos do bazar e, também, pelas vendas on-line. Para Marina, realizar um trabalho cujo foco é fazer a diferença nas vidas das gestantes é gratificante. Segundo ela, ver a felicidade das mulheres ao receber o enxoval é a melhor recompensa.
Ainda conforme a integrante da instituição, o altruísmo é benéfico para si mesma. Por isso, considera, quando ajuda o próximo, ela é quem mais ganha com isso. Os resultados são percebidos na prática, inclusive, com a melhora da sua saúde após ter entrado na Organização Não Governamental (ONG). “Eu tomava remédios, passava com psiquiatra, psicólogo. Parei com tudo”, afirmou.
Comprometida e dedicada, Marina sequer marca outros compromissos nos dias de voluntariado. “Terça e quinta, é sagrado vir aqui”, disse. A satisfação em levar ao menos um pouco de acalento para quem precisa é tanta que a ideia de parar nem passa pela cabeça dela. “Daqui, não saio, daqui, ninguém me tira”, brincou. (Vinícius Camargo)
Quem recebeu ajuda é grato e volta para ajudar
Gratidão. Essa é a palavra usada várias vezes pela estagiária de pedagogia Franciele Bernardo Barreto, de 30 anos, para definir o seu sentimento pelo auxílio recebido da entidade. A relação de Franciele com a Organização Não Governamental (ONG) começou há cerca de 9 anos. À época, ela ganhou o enxoval para a primeira filha, Emily Bernardo Martins, hoje com 9 anos.
Mais tarde, em 2020, precisou recorrer novamente à associação durante a gravidez das gêmeas Heloísa Gabrielly Bernardo de Oliveira e Helena Manuelly Bernardo de Oliveira, ambas de 2 anos e 9 meses.
Na gestação das mais novas, a preocupação da mãe foi maior. Isso porque, aos seis meses, faltando pouco tempo para as meninas nascerem, ela ainda não havia tido condições de montar o enxoval. Foi quando a instituição, novamente, aliviou a agonia dela. “Não tinha [sequer] uma toalha de banho, nem paninho de boca, e, aqui, eles fazem tudo com todo carinho. Veio em boa hora”, falou.“Até falei para o meu marido que não teria nada para o enxoval delas. Quando eu recebi, foi uma alegria imensa”, emendou.
Como forma de retribuir esse apoio, o marido de Franciele, o auxiliar de educação Claudinei de Jesus Oliveira, 51 anos, organizou, com um grupo de ciclistas, o projeto “Pedal dos 13”, que realizou um passeio de bicicleta com cem pessoas no Parque Vitória, em Sorocaba. Para participar, cada uma teve de doar dois litros de litro que foram encaminhados à Obra do Berço. “É uma forma de agradecer pelo trabalho que eles realizam e, também, ajudar as mães que eles atendem”, informou. (Vinicius Camargo)
Galeria
Confira a galeria de fotos