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Mobilidade urbana

Como fugir da lentidão e dos congestionamentos?

Prefeitura de Sorocaba promete a realização de obras em todas as regiões da cidade

15 de Janeiro de 2023 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Alternativas para não ficar parado na avenida Itavuvu são as paralelas Atanázio Soares e Ministro Salgado Filho
Alternativas para não ficar parado na avenida Itavuvu são as paralelas Atanázio Soares e Ministro Salgado Filho (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (20/12/2022))

Motoristas reclamam de congestionamentos e lentidão nas principais avenidas de todas as regiões de Sorocaba. Para fugir do trânsito, eles tentam usar rotas alternativas, como vias paralelas às avenidas principais e, ainda, por dentro de bairros. Taxistas, por sua vez, afirmam que é necessário maior fiscalização por parte dos agentes de trânsito. Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informou que pretende iniciar, ainda em 2023, uma série de obras de mobilidade para aumentar a fluidez do tráfego, ampliar a malha cicloviária, diminuir gastos com manutenção de vias e acabar com a ocorrência de inundações e alagamentos em vários trechos.

Segundo a atual gestão municipal, as obras devem ser realizadas mediante contrato de operação de crédito, no valor de até US$ 16 milhões (cerca de R$ 83 milhões), por meio do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

De acordo com motoristas, os congestionamentos e os pontos de trânsito lento são mais frequentes nos horários de pico, ou seja, no início da manhã, e no fim da tarde. Para fugir do problema, uma alternativa é evitar as principais avenidas, que são mais movimentadas e usar ruas paralelas.

Os taxistas ouvidos pela reportagem apontam alguma vias, como Atanázio Soares e Ministro Salgado Filho, para fugir do congestionamento na Itavuvu, na zona norte. Já para não perder tempo na avenida Ipanema, uma alternativa é a Santos Dumont. Mas, como a via é bem menor, a saída é usar as ruas dos bairros que margeiam a Ipanema, em ambos os lados.

Outra alternativa, principalmente para quem segue de uma região para outra, quando possível, é usar os trechos urbanos das rodovias que cortam a cidade, como a Raposo Tavares. Porém, nos horários de pico, a “Raposo” também apresenta tráfego intenso em seu trecho urbano. Deste modo, o melhor é seguir pela Raposo em outros horários, evitando o início da manhã e o fim da tarde.

Na zona oeste, para fugir do trânsito das avenidas General Carneiro e Dr. Armando Pannunzio as opções também são as ruas internas dos bairros, que margeiam as vias. Os bairros Wanel Ville, Júlio de Mesquita e Santa Bárbara também servem de rota de passagem para que motoristas sigam para as outras regiões da cidade, como norte, sul e leste.

O taxista Antônio Carlos Nunes, de 72 anos, afirmou que, por conta de congestionamentos, as corridas chegam a sofrer aumento no valor, principalmente nos horários de pico. “Uma corrida que seria feita, no máximo, em 20 minutos, acaba levando o dobro do tempo -- ou até um pouco mais --, quando pegamos congestionamento”, explicou. Ele também reclamou da falta de fiscalização. “Antigamente, tínhamos os agentes de trânsito no entorno da rodoviária e em outras avenidas, realmente fazendo fiscalização e aplicando multas quando necessário”, ressaltou.

Geraldo Duarte, que também é taxista e atua na profissão desde 1986, pediu mais fiscalização no trânsito. “Aqui no entorno da rodoviária houve mudanças nos sentidos de ruas e ficou pior. Na Itavuvu e na Ipanema, nos horários de pico, o problema é o BRT. Nas faixas exclusivas para os ônibus deveria ser liberado o tráfego para os taxistas”, opinou. (Ana Claudia Martins)

 

Prefeitura promete obras em todas as regiões

No dia 14 de dezembro, a Prefeitura de Sorocaba recebeu uma equipe do Fonplata para tratar do contrato das obras de mobilidade previstas. Conforme a atual gestão, já estão em processo de licitação as seguintes obras: ligação entre os Jardins São Guilherme 2 e Jardim Paulista, assim como entre o Jardim Santa Lúcia e a avenida Ulysses Guimarães; travessia sobre córrego, interligando as ruas Walter Lacava e Nelson Juliano (Wanel Ville IV/Villágio Torino); drenagem e pavimentação das ruas Miguel Ascêncio, Rodolfo Garcia e travessas em Brigadeiro Tobias; recuperação de infraestrutura nas regiões norte, leste, oeste e central, com requalificação da malha viária urbana e reconstrução geral de pavimento asfáltico.

Pavimentação da avenida Três de Março, que liga Aparecidinha ao Alto da Boa Vista, está prevista para o início de 2023 - DIVULGAÇÃO / SECOM
Pavimentação da avenida Três de Março, que liga Aparecidinha ao Alto da Boa Vista, está prevista para o início de 2023 (crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM)

O contrato prevê, ainda, o alteamento da avenida 15 de Agosto e uma intersecção na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes (córrego Piratininga/Jardim Guariglia), cujas iniciativas estão em fase de estudo para elaboração do projeto executivo.


Demais obras


O programa “Sorocaba tem pressa”, por meio de empréstimo com a Corporação Andina de Fomento (CAF), também promete obras de mobilidade urbana. As previstas são: na avenida Pereira da Fonseca (em andamento), na Três de Março (previsto para o início de 2023); requalificação do pavimento das vias alimentadoras do sistema BRT (Parque São Bento), e implantação de via de ligação das avenidas Antônio Carlos Comitre e Mário Campolim, com a rua Romeu do Nascimento (em andamento).

“Estão em licitação a construção de viaduto de ligação das avenidas Fernando Stecca e Independência; requalificação de vias alimentadoras do BRT (zona oeste) e a execução da marginal direita do rio Sorocaba”, informou a Prefeitura. Além disso, também estão no programa da CAF a segunda fase da marginal do córrego Itanguá e um parque linear nesse mesmo bairro; uma minicidade do trânsito no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS); uma ponte sobre o rio Sorocaba, interligando as avenidas Arthur Bernardes e a 15 de Agosto; um parque metropolitano, e o novo Terminal Rodoviário (nova Rodoviária/zona oeste).

Ainda de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, há ainda outro contrato, com o New Development Bank (NDB), no valor de US$ 40 milhões (mais de R$ 200 milhões), para execução de obras a serem realizadas e concluídas até 2024. “Esse prevê intervenções como: macrodrenagem no Jardim Nilton Torres; recuperação de infraestrutura (recapeamento) de 940 mil metros quadrados nas regiões norte, leste, oeste e central; pavimentação asfáltica e construção de ponte, compondo o complexo viário de ligação entre os bairros Parque São Bento e Residencial Carandá, e minitúnel na intersecção das avenidas Antônio Carlos Comitre, Washington Luiz e Barão de Tatuí. (Ana Claudia Martins)

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